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Título

Avaliação do nível de modularidade em organizações industriais: proposição de um modelo de equações estruturais

Orientador

Maria Rita Pontes Assumpção

Autor

Rogério Camargo Benez

Palavra chave

Modularidade do produto. Modelagem de equações estruturais. Indicadores. Empresas brasileiras.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

28/02/2020

Nº Downloads

359

Resumo

As empresas de manufatura tem desafios para manterem-se competitivas perante a um cenário globalizado. Além de reduzir custos, precisa atender rapidamente as expectativas dos clientes de seus produtos, oferecendo uma maior variedade de produtos com qualidade. Os produtos se tornam comoditizados com grande facilidade e a agilidade na diferenciação deles é um recurso competitivo. A modularização é uma forma de responder a esses desafios, para ganhos potenciais, por exemplo, por meio do aumento da produtividade, flexibilidade, agilidade e inovação de produtos. Esta tese contribui para apoiar a solução deste problema, analisando os efeitos decorrentes da adoção da modularidade do produto em áreas estratégicas e operacionais de empresas brasileiras. Para tanto, propõe-se um modelo para avaliar o nível de modularidade das empresas por meio das relações entre a modularidade do produto, o desenvolvimento de novos produtos, processos de montagem e externalização de atividades, com consequente mudança na estrutura organizacional. Este modelo foi construído a partir de elementos conceituais extraídos da literatura e que caracterizam a modularidade do produto e as demais áreas abordadas. O modelo, bem como as hipóteses nele circunscritas, foram testados empiricamente com base nos procedimentos metodológicos do método de Modelagem de Equações Estruturais, complementado pela proposição de indicadores que medem a eficiência da modularidade e evidenciam os resultados da sua aplicação. O modelo tem sua validação em três empresas brasileiras que aplicam a modularidade do produto e que apresentam diferenças, tanto no sistema de produção como no desenvolvimento de produtos e a nível organizacional. Foram realizadas análises comparativas entre as empresas possibilitando verificar a utilidade da proposta. A modularidade é um assunto bem estudado na academia e este estudo ampliará as reflexões sobre sua aplicação prática.

Abstract

Manufacturing companies have challenges to remain competitive in the face of a globalized scenario. In addition to reducing costs, it needs to quickly meet customer expectations for its products, offering a greater variety of quality products. The products become commoditized with great ease and the agility in differentiating them is a competitive resource. Modularization is a way to respond to these challenges, for potential gains, for example, through increased productivity, flexibility, agility and product innovation. This thesis contributes to support the solution of this problem, analyzing the effects resulting from the adoption of the product's modularity in strategic and operational areas of Brazilian companies. To this end, a model is proposed to assess the level of modularity of companies through the relationships between product modularity, the development of new products, assembly processes and externalization of activities, with a consequent change in the organizational structure. This model was built from conceptual elements extracted from the literature and which characterize the modularity of the product and the other areas covered. The model, as well as the hypotheses contained in it, were tested empirically based on the methodological procedures of the Structural Equation Modeling method, complemented by the proposition of indicators that measure the efficiency of modularity and show the results of its application. The model has its validation in three Brazilian companies that apply the modularity of the product and that present differences, both in the production system, in the development of products and at the organizational level. Comparative analyzes were carried out between the companies, making it possible to verify the usefulness of the proposal. Modularity is a well-studied subject in academia and this study will expand the reflections on its practical application.