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Título

Proposta de um método para desenvolvimento e validação de ferramentais de ponteamento com auxílio de tecnologias imersivas

Orientador

André Luís Helleno

Autor

Tiago Henrique Dantas Ferreira

Palavra chave

Realidade virtual. Validação de ferramentais de ponteamento. Tecnologias imersivas. Planejamento de processos.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

30/08/2019

Nº Downloads

326

Resumo

Para sobreviver em um mercado cada vez mais exigente, e com ciclo de vida dos produtos cada vez menor, as organizações têm na introdução de novos processos com rapidez, eficácia e baixos custos, um diferencial competitivo (menor time to market). Para que consigam superar estes desafios, empresas utilizam para desenvolver, e validar, seus projetos de produtos, ambientes virtuais com tecnologias imersivas. A análise da situação atual da área de pesquisa deste estudo indica que, para projetos de ferramentais de ponteamento (processo anterior a soldagem), estas tecnologias são pouco utilizadas. Portanto, o objetivo deste trabalho é propor um método para reduzir não conformidades no desenvolvimento e validação de ferramentais com o auxílio de tecnologias imersivas. O método de pesquisa utilizado para identificar a quantidade, e tipos, de não conformidades no procedimento atual da empresa selecionada foi estudo de caso. A partir do resultado da pesquisa (método proposto de desenvolvimento e validação virtual), é possível que as empresas possam criar ferramentais de ponteamento corretos da primeira vez, reduzindo não conformidades antes da fabricação do mesmo, resultando em menor time to market e custos de implementação.

Abstract

To survive in an increasingly demanding market, and with a reduce product life cycle, organizations have in the introduction of new processes with speed, effectiveness and low costs, a competitive differential (lower time to market). In order to overcome these challenges, companies use to develop, and validate, their product’s projects and virtual environments with immersive technologies. The analysis of the current situation of the area of research of this study indicates that, for tack weld fixture (process prior to welding), these technologies are little diffused. Therefore, the objective of this work is to propose a method to reduce non-conformities in the development and validation of tack weld fixture aided by immersive technologies. The research method used to identify the quantity, and types, of nonconformities in the current procedure of the selected company was a case study. From the result of the research (proposed method of virtual development and validation), it is possible that companies can create correct balancing tools the first time, reducing non-conformities before the manufacture phase, resulting in a reduced time to market and implementation costs.