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Título

Mulher e cegueira: construções sociais sobre a sexualidade

Orientador

Rita de Cássia Antônia Nespoli Ramos

Autor

Laís Baptista Marim

Palavra chave

Sexualidade. Educação Sexual. Cegueira.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/02/2020

Nº Downloads

385

Resumo

A presente dissertação objetiva analisar os dizeres de mulheres com cegueira, buscando compreender os sentidos construídos por elas sobre a sexualidade, sobre a educação sexual, sobre preconceitos, possibilidades de relacionamentos e autonomia. É importante debater a intersecção deficiência x sexualidade x educação sexual, em espaços escolares e não escolares, principalmente quando várias organizações e estudiosos propõem que a educação sexual, dentre outras questões relevantes, possa ser um meio de evitar violência, gravidez precoce e propagação de infecções sexualmente transmissíveis. Como metodologia, escolheu-se a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas a três mulheres com cegueira, residentes em uma mesma cidade do interior de São Paulo. Para análise, utilizaram-se considerações da perspectiva histórico-cultural, pressupostos de autores que estudam a sexualidade como uma construção social e os estudos enunciativo-discursivos, especificamente os que relacionam ideologia e linguagem. Dentre as conclusões finais, pode-se destacar que as mulheres com cegueira deixam entrever, em suas falas, que atribuem à sexualidade concepções diversas, desde mais romantizadas às mais relacionadas ao sensorial, as quais, por sua vez, erigem-se a partir de discursos que ecoam na mídia, no ambiente familiar, na escola. Essas mulheres, ao falarem sobre a educação sexual, permitem a construção de uma perspectiva que aponta para a ausência de políticas educacionais efetivas relacionadas à educação sexual, na escola, como a falta de materiais e de informação, o que contribui para a perpetuação de estigmas e estereótipos. Finalmente, é possível compreender, a partir das entrevistas, enunciados que apontam para a imagem de uma sociedade impregnada de preconceitos em relação à mulher com cegueira. Por fim, as análises e discussões indicam que a escola se demonstra como espaço fundamental para o debate e para a proposta de caminhos para a educação sexual de mulheres com cegueira.

Abstract

This dissertation aims to analyze the statements of women with blindness, seeking to understand the meanings constructed by them about sexuality, sex education, prejudices, possibilities of relationships and autonomy. It is important to debate the intersection between disability versus sexuality versus sex education, inside and outside school, especially when several organizations and scholars propose that sex education, among other relevant issues, can be a means of preventing violence, early pregnancy and the spread of sexually transmitted diseases. As a methodology, it is a qualitative research, using semi-structured interviews, which were applied to three blind women, living in the same city in the interior of São Paulo. For analysis, considerations from the historical-cultural perspective were used, also works by authors who study sexuality as a social construction and enunciative-discursive studies, specifically those that relate ideology and language. Among the final conclusions, it can be emphasized that women with blindness reveal, through their speeches, that they attribute different conceptions to sexuality, from more romanticized to more related to the sensorial, which arise from discourses that echo in the media, in the family environment, at school. When talking about sex education, these women allow the construction of a perspective that points to the absence of effective educational policies related to sex education at school, as the lack of materials and information, which contributes to the perpetuation of stigmas and stereotypes. Finally, it is possible to understand, from the interviews, statements that point to the image of a society steeped in prejudices against women with blindness. In conclusion, the analyzes and discussions indicate that the school demonstrates itself as a fundamental space for the debate and for the proposal of ways for the sexual education of women with blindness.