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Título

Elaboração conceitual de grandezas e medidas no primeiro ano do ensino fundamental: contribuições da literatura infantil a partir da psicologia histórico-cultural

Orientador

Carolina José Maria

Autor

Luany Renata dos Santos

Palavra chave

Grandezas e medidas. Literatura infantil. Matemática (Ensino fundamental). Primeiro ciclo do ensino fundamental. Psicologia histórico-cultural.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/02/2020

Nº Downloads

346

Resumo

A presente pesquisa propõe-se a discutir acerca dos conceitos de grandezas e medidas no primeiro ano do Ensino Fundamental sob o prisma da Psicologia Histórico-Cultural, destacando possíveis contribuições da Literatura Infantil enquanto ferramenta pedagógica promissora para a concretização de ações que promovam aprendizagens, considerando o processo de produção de sentidos e significados desses conceitos. No percurso da pesquisa, a pesquisadora procurou estabelecer um diálogo entre a teoria e o desenvolvimento de atividades interventivas em um primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola situada na região periférica de uma cidade do interior de São Paulo. O trabalho de campo se dividiu em duas fases, as quais envolveram observações das aulas de matemática e atividades interventivas, com registro em vídeo (filmagens), gravações em áudio e diário de campo, que auxiliaram na construção dos dados e permitiram captar e compreender minuciosamente o fenômeno em estudo. A primeira fase da pesquisa consistiu nas observações das aulas que permitiu uma melhor compreensão de como se configuram, as quais geralmente são pautadas em atividades com características do ensino tradicional, isto é, na elaboração memorística dos conceitos matemáticos. Na segunda fase foram desenvolvidas atividades interventivas a partir da utilização de três histórias infantis: Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados e O Pequeno Polegar. Com o objetivo de analisar tanto o ensino e a aprendizagem em matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental, quanto as contribuições da Literatura Infantil para o ensino e aprendizagem dos conceitos de grandezas e medidas, procurando identificar as noções que as crianças possuem desses conceitos, antes e durante o desenvolvimento das atividades e o papel da imaginação nesse processo, busca-se responder a seguinte questão de investigação: “Quais indícios de produção de sentidos e significados são produzidos por crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental sobre os conceitos de grandezas e medidas quando participam de atividades desenvolvidas a partir da Literatura Infantil?”. Em linhas gerais, os resultados apontam que quando o ambiente é oportunizado pelas interações verbais, mediadas pelo professor e também pelos alunos, é possível que as crianças produzam sentidos e significados acerca dos conceitos de grandezas e medidas, ancorando-se sempre na imaginação e nas significações desses conceitos relativas a contextos não escolares. Também ficaram evidentes as aprendizagens da pesquisadora com o processo de desenvolvimento da pesquisa no campo (a sala de aula).

Abstract

This research proposes to discuss about the concepts of quantities and measures in the first year of Elementary School under the prism of Historical-Cultural Psychology, highlighting possible contributions of Children's Literature as a promising pedagogical tool for the implementation of actions that promote learning, considering the process of producing senses and meanings of these concepts. In the course of the research, the researcher sought to establish a dialogue between theory and the development of interventional activities in a first year of elementary school at a school located in the periphery of a city in the interior of São Paulo. The fieldwork was divided into two phases, which involved observations of mathematics classes and interventional activities, with video recording (filming), audio recordings and field diary, which helped in the construction of the data and allowed to capture and understand in detail the phenomenon under study. The first phase of the research consisted of the observations of the classes that allowed a better understanding of how they are configured, which are usually guided by activities with characteristics of traditional teaching, that is, in the memoristic elaboration of mathematical concepts. In the second phase, interventional activities were developed based on the use of three children's stories: Little Red Riding Hood, Goldilocks and The Little Thumb. In order to analyze both teaching and learning in mathematics in the first year of elementary school, as well as the contributions of Children's Literature for teaching and learning the concepts of quantities and measures, seeking to identify the notions that children have of these concepts, before and during the development of activities and the role of imagination in this process, we seek to answer the following research question: “What evidence of production of senses and meanings are produced by children in the first year of elementary school on the concepts of quantities and measures when they participate in activities developed from Children's Literature? ”. In general, the results show that when the environment is made possible by verbal interactions, mediated by the teacher and also by the students, it is possible for children to produce senses and meanings about the concepts of magnitudes and measures, always anchoring themselves in the imagination and meanings of these concepts related to non-school contexts. The researcher's learning from the process of developing research in the field (the classroom) was also evident.