Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Projeto Esporte Cidadão do município de Indaiatuba-SP: experiências, significados e conceitos para seus frequentadores

Orientador

Cinthia Lopes da Silva

Autor

Luiz Guilherme Bergamo

Palavra chave

Atividades de lazer. Educação. Cultura e política pública.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

27/02/2020

Nº Downloads

369

Resumo

Os projetos de esporte e lazer promovidos por diversos órgãos dos governos municipais, estaduais e federais em seus documentos anunciam de uma maneira geral os benefícios das práticas corporais propostas, seja no âmbito da saúde ou dos valores sociais. Para os praticantes, os projetos são entendidos como mais uma opção de atividades no contexto do lazer. O esporte é um dos elementos da cultura preferidos pelos praticantes e tido como um dos principais conteúdos nas atividades dos projetos. Por outro lado, no contexto do lazer, o esporte é também presente no cotidiano da maioria das atividades dos sujeitos, sendo parte dos interesses físicoesportivos do lazer. O presente estudo tem o objetivo geral de analisar o Projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba-SP como uma ação no âmbito das políticas públicas de esporte e lazer da prefeitura de Indaiatuba-SP a partir da visão dos sujeitos frequentadores. Os objetivos específicos são: 1) identificar e analisar a produção científica em políticas públicas de esporte e lazer de 2016 a outubro de 2019, 2) identificar e analisar experiências prévias relacionadas ao esporte e lazer de frequentadores do Projeto Esporte Cidadão, assim como conceitos e significados atribuídos ao projeto por tais sujeitos e 3) analisar os conceitos de esporte e lazer documentados no Projeto Esporte Cidadão. A investigação tem caráter qualitativo e quantitativo. Assim, foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As técnicas utilizadas foram observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados desse trabalho foram: 1) com relação à pesquisa bibliográfica, concluiu-se que por meio das práticas corporais, pode-se contribuir para a mediação de conhecimentos, valores, significados e normas sociais que estimulem os praticantes a apropriar-se de uma visão mais crítica da realidade; as políticas públicas devem caminhar para serem universais, sugerindo a municipalização das ações do Estado; democratizar o esporte é algo determinante e deve ser o horizonte do poder público; que o esporte deve ser socializado e ressignificado nas suas diversas possibilidades, garantindo aos sujeitos o direito à cidadania, 2) O projeto Esporte Cidadão na visão dos sujeitos participantes oferece oportunidade para a socialização, competição e diversão. Com relação ao entendimento sobre lazer, os interesses mais vinculados pelos entrevistados, são os interesses sociais, além dos físicoesportivos e os práticos/manuais. Os significados que os alunos entrevistados atribuem às atividades do projeto se remetem à procura de relacionamentos, de querer socializar-se mais, buscar novas amizades, conseguir trabalhar em equipe e saber lidar com pessoas, 3) O documento oficial do projeto Esporte Cidadão traz uma ambiguidade que pode ser interpretada como uma forma funcionalista, mas que também tem elementos que podem apontar para uma visão crítica do esporte e lazer ao enfatizar a construção de valores sociais. O Projeto Esporte Cidadão prioriza a formação social da criança como ferramenta de apoio para a escola e para a família. As respostas dos entrevistados levam-nos a compreender que as atividades desenvolvidas no projeto da instituição investigada são consideradas como parte do contexto do lazer.

Abstract

Sports and leisure projects fostered by several agencies from municipal, state and federal governments make general statements in their documents about the benefits of bodily practices, both on health and social values scopes. For the people who practice these activities, the projects are understood as one more option of activities in the context of leisure. The sport is one of the favorite cultural elements chosen by practitioners and it is considered as one of the main contents in the activities of the projects. On the other hand, in the context of leisure, sport is also present in the daily lives of most of the subjects’ activities, and it is part of the physical and sporty interests of leisure. The present study has the general objective of analysing the Citizen Sport Project of Indaiatuba city, in São Paulo state, as an action in the scope of public policies of sport and leisure of the city hall from the point of view of its participants. The specific objectives are: 1) identifying and analysing the scientific production in public policies of sport and leisure from 2016 to October 2019, 2) identifying and analysing previous experiences related to sport and leisure from goers of the Citizen Sport Project, as well as concepts and meanings assigned to the project by such subjects and 3) analysing the concepts of sport and leisure documented in the Citizen Sport Project. The investigation has both quantitative and qualitative features. A bibliographic, documentary and field research was carried out. Participator observation and semistructured interviews were used as techniques. The results of this work were: 1) as to the bibliographic research, it was concluded that through bodily practices, it is possible to contribute for the mediation of knowledge, values, meanings and social norms which stimulate the practitioners to form a more critical point of view of reality; public policies should be universal by suggesting the municipalization of the State actions; make sport more democratic is something determinant and it should be the horizon of the public power; that sport must be socialized and reframed in its several possibilities, in this way guaranteeing the right to citizenship of the subjects, 2) From the point of view of the participants, the Citizen Sport Project offers opportunity for socialization, competition, and plain fun. As to the understanding about leisure, the interviewees’ most linked interests were the social ones, besides the physical and sporty and the practical/manual ones. The most common meanings the students assign to the activities of the project refer to the pursuit of relationships, the need to socialize more often, make new friends, work in teams and know how to deal with people, 3) The official document of the Citizen Sport Project shows an ambiguity which can be interpreted as a functionalist form, but that also has elements which can point to a more critical view of sport and leisure by emphasizing the construction of social values. The Citizen Sport Project prioritizes the social formation of the child as a tool of support for the school and the family. The answers of the interviewees make us understand that the activities developed in the project of the institute which was under study are considered as part of the context of leisure.