Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Neoliberalismo, fundamentalismo e aniquilamento do sujeito: análise a partir de Hinkelammert

Orientador

Allan da Silva Coelho

Autor

Vanderson Batista dos Santos

Palavra chave

Neoliberalismo. Fundamentalismo. Educação. Sujeito. Aniquilamento.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/02/2020

Nº Downloads

416

Resumo

A presente dissertação foi construída com intuído de refletir, pesquisar, analisar e responder à pergunta norteadora de investigar que mudança o neoliberalismo promove no ser humano que o conduz a sua objetificação e sujeitização impedindo a formação do sujeito na atualidade? Para refletir a construção do caminho dessa dissertação foi adotado como tema: Neoliberalismo, Fundamentalismo e Aniquilamento do Sujeito: análise a partir de Hinkelammert. Dessa maneira, realiza-se a reflexão sobre neoliberalismo e suas implicações na construção do sujeito atual. A pesquisa se justifica frente a necessidade em estudar, analisar, refletir e investigar o sistema neoliberal e a crise de sentido emocional e social da qual se encontra o sujeito neste contexto, sendo educado para responder positivamente em cumprimento dos anseios de acumulação e expansão do lucro mercadológico e consumista. Ao analisar o sujeito racionalizado, útil, eficiente, proativo, flexível, empreendedor proposto pelo neoliberalismo como condição para realização do projeto de vida, nos deparamos com centenas de milhares de sujeitos sujeitizados, objetificados, excluídos, pauperizados e aniquilados vítimas da lógica do sistema capitalista neoliberal. Este trabalho também se destina a pesquisa para a relação existente entre neoliberalismo e fascismo que a princípio se fazem excludentes ideologicamente, entretanto, após um olhar mais apurado se apresentam muito próximos, principalmente em suas ações oligárquicas, ditatoriais, autoritárias, dogmáticas, contraditórias, higienistas, exterminadoras de oposições, aniquiladoras dos pauperizados e indesejáveis. A dissertação dialoga com autores referência no âmbito educacional visando compreender os impactos da formação neoliberal e a constituição do sujeito objetificado e sujeitizado, serviçal do neoliberalismo e defensor de sua doutrina baseada no individualismo, privatismo, meritocracia, competitividade, exclusão, aniquilamento dos pauperizados. Em contribuição com a reflexão afirma Paulo Freire (1987) que o projeto educacional neoliberal está alicerçado na lógica da “Educação Bancária”, a serviço do capital em detrimento do conhecimento e da “vida lograda” (inteira), vida possível de ser vivida com o outro e comunitariamente, em diálogo com Hinkelammert (2017). A pesquisa se aprofunda nos capítulos respondendo à pergunta norteadora com reflexões dialógicas promovidas pelos diversos autores e principalmente por Franz Hinkelammert, sobre o problema central desse trabalho evidenciando a exclusão, desigualdade e violência social, promovida intencionalmente pelo sistema neoliberal como meio para atingir aos fins de obtenção de lucro e exacerbar o consumismo impulsionador do “desencantamento da vida”, Sung (2012) em diálogo com Hinkelammert (2017), do sujeito objetificado e sujeitizado, negando a este sujeito a possibilidade de viver fora do fetiche escravista, de viver uma “vida lograda” (inteira), uma vida possível de ser vivida sem o medo da morte estrutural promovida pelo sistema capitalista neoliberal. A dissertação foi realizada por meio de análise e revisão bibliográfica na abordagem da Teoria Crítica, tensionando o modo de vida neoliberal atual em investigação sobre as influências do modelo fascista, voltado para aniquilamento do sujeito indesejável na perspectiva de Franz Hinkelammert.

Abstract

The present dissertation was built with the intuition of reflecting, researching, analyzing and answering the guiding question of investigating what change does neoliberalismo promotes in the human being that leads to its objectification and subjectification preventing the formation of the subject today? To reflect the construction of the path of this dissertation was adopted as the theme: Neoliberalism and Subject in the Critique of Franz Hinkelammert. Thus, the reflection on neoliberalism and its implications for the construction of the current subject is realized. The research is justified in view of the need to study, analyze, reflect and investigate the neoliberal system and the crisis of emotional and social meaning of the subject in this context, being educated to respond positively in fulfillment of the aspirations of accumulation and expansion of profit, market and consumerist. Analyzing the rationalized, useful, efficient, proactive, flexible, entrepreneurial subject proposed by neoliberalism as a condition for the realization of the life project, we are faced with hundreds of thousands of subjects subjected, objectified, excluded, pauperized and annihilated by the logic of the capitalist system neoliberal. This work is also intended for research on the relationship between neoliberalism and fascismo that at first become ideologically excluding, however, after a closer look they are very close, especially in their oligarchic, dictatorial, authoritarian, dogmatic, contradictory actions hygienists, exterminating oppositions, annihilating the pauperized and undesirable. The dissertation dialogues with authors reference in the educational field aiming to understand the impacts of neoliberal formation and the constitution of the objectified and subjected subject, servant of neoliberalism and defender of its doctrine based on individualism, privatism, meritocracy, competitiveness, exclusion, annihilation of the pauperized. Contributing to the reflection, Paulo Freire (1987) states that the neoliberal educational project is based on the logic of “Banking Education”, at the servisse of capital to the detriment of knowledge and “successful life”, a life that can be lived with one another communally, in dialogue with Hinkelammert (2017). The research goes deeper in the chapters answering the guiding question with dialogical reflections promoted by the several authors and mainly by Franz Hinkelammert, about the central problem of this work evidencing the exclusion, inequality and social violence, intentionally promoted by the neoliberal system as a means to achieve profit-making ends and exacerbate consumerism driving the “disenchantment of life”, Sung (2012) in dialogue with Hinkelammert (2017), of the objectified and subjected subject, denying this subject the possibility of living outside the slave fetish, of living a “ a successful life ”, a life that can be lived without the fear of structural death promoted by the neoliberal capitalist system. The dissertation was carried out through analysis and bibliographical revision in the Critical Theory approach, tensioning the current neoliberal way of life in investigation about the influences of the fascist model, aimed at annihilation of the undesirable subject in the perspective of Franz Hinkelammert.