Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Entre canções e brincadeiras: a construção cultural do brincar de crianças piracicabanas

Orientador

Cinthia Lopes da Silva

Autor

Benecta Patrícia Fernandes e Fernandes

Palavra chave

Brincadeiras populares. Folclore. Lazer. Cultura. Criança.

Grupo CNPQ


Programa

DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

28/02/2020

Nº Downloads

508

Resumo

Problemas foram identificados na investigação acerca do brincar, sob a perspectiva do folclore, da cultura e do lazer, e que estão ligados à noção do direito de brincar de crianças em espaços como rua, praças, parques, escola etc. Com a urbanização das cidades e o resultado da falta de segurança, muitos espaços destinados ao brincar se tornaram restritos (privados e não gratuitos). Isso traz implicações para o desenvolvimento humano, pois o brincar é um elemento fundamental para a exploração de conhecimentos e experiências. Os objetivos deste estudo são: identificar e analisar as cantigas de roda e as brincadeiras populares a partir de um referencial misto que reúne estudos do folclore, do lazer e da cultura; identificar e analisar o folclore no contexto do município de Piracicaba (SP); identificar e analisar os significados do brincar para as crianças piracicabanas e conhecer as cantigas de roda e brincadeiras que fazem parte do acervo cultural dessas crianças. O método utilizado foi a pesquisa de campo, bibliográfica e levantamento de documentos históricos. As técnicas aplicadas foram a entrevista semiestruturada e diário de campo, onde foram registradas observações do brincar de crianças em duas localidades de Piracicaba. A natureza da pesquisa foi exclusivamente qualitativa, de modo que trabalhou com 17 entrevistados de uma escola pública de Piracicaba, do Ensino Fundamental (6ª série) e com idade entre 11 e 12 anos, além de crianças moradoras de duas localidades da cidade de Piracicaba (SP). Como resultados, identificamos que as cantigas de roda e as brincadeiras populares, a partir de um referencial que reúne estudos do folclore, do lazer e da cultura, são parte do contexto da infância e estão enraizados na cultura infantil, trazendo percepções além de sua natureza em si do brincar. O contexto encontrado na vida das crianças piracicabanas, a partir do folclore em Piracicaba, nos permitiu traçar uma historicidade em termos de localidade e localização quanto às principais brincadeiras populares relatadas pelas crianças, bem como as cantigas de roda. E isso é comprovado nos relatos das canções recitadas por pessoas de outrora, citados, por exemplo, nos escritos de João Chiarini; que os significados identificados do brincar para as crianças piracicabanas é salientado pela natureza do brincar pelo brincar, e as cantigas de roda fazem parte de uma história passada que também é repassada por elas próprias para outras de menor idade; e durante as observações dos locais da cidade de Piracicaba, a Rua Elias Fausto e a Rua Porto, as crianças mostram-se brincar sob o olhar atento e cuidadoso dos pais, e que em ambientes restritos e diferentes do espaço rua o brincar parece se tornar mais seguro. Concluímos que o brincar é uma construção cultural e se manifesta em um determinado contexto histórico e social.

Abstract

Problems were identified in the investigation about playing, from the perspective of folklore, culture and leisure, which are linked to the notion of children's right to play in spaces such as the street, squares, parks, school etc. With the urbanization of cities and the result of a lack of security, many spaces for playing have become restricted (private and not free). This has implications for human development, as playing is a fundamental element for the exploration of knowledge and experiences. The objectives of this study are: to identify and analyze the cantigas de roda and popular games from a mixed reference that brings together studies of folklore, leisure and culture; identify and analyze folklore in the context of the city of Piracicaba (SP); identify and analyze the meanings of playing for children in Piracicabana and get to know the songs and games that are part of the cultural collection of these children. The method used was field research, bibliography and survey of historical documents. The applied techniques were the semi-structured interview and field diary, where observations of children's play were recorded in two locations in Piracicaba. The nature of the research was exclusively qualitative, so that this research worked with 17 interviewees from a public school in Piracicaba, from elementary school (6th grade) and aged between 11 and 12 years, in addition to children living in two locations in the city Piracicaba. As a result we identified that the cantigas de roda and popular games, based on a framework that brings together studies of folklore, leisure and culture are part of the context of childhood and are rooted in children's culture, bringing perceptions beyond their nature itself playing. The context found in the lives of piracicabana children, from the folklore in Piracicaba, allowed us to trace a historicity in terms of locality and location regarding the main popular games reported by the children, as well as the cantigas de roda. And this is proven in the stories of songs recited by people of yore, quoted, for example, in the writings of João Chiarini; that the identified meanings of playing for children in Piracicabana is highlighted by the nature of playing through playing, and the cantigas de roda are part of a past history that is also passed on by themselves to others of lesser age; and during the observations of the places in the city of Piracicaba, Rua Elias Fausto and Rua Porto, the children show themselves to be playing under the attentive and careful eyes of their parents, and that in restricted and different environments from the street space, playing seems to become safer. We conclude that playing is a cultural construction and is manifested in a specific historical and social context.