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Título

MOVIMENTO PENTECOSTAL, ASSEMBLEIA DE DEUS E O ESTABELECIMENTO DA EDUCAÇÃO FORMAL

Orientador

ELIAS BOAVENTURA

Autor

RUBENEIDE OLIVEIRA LIMA FERNANDES

Palavra chave

PENTECOSTALISMO, ASSEMBLEIA DE DEUS, EDUCACAO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/09/2006

Nº Downloads

35283

Resumo

Pesquisa histórica que visa estudar o movimento pentecostal no Brasil a partir da Igreja Assembléia de Deus focalizando especialmente sua influência na educação e o estabelecimento da educação formal. Para alcançar os objetivos foram analisadas as raízes históricas desse movimento buscando entender o que nos diz o Pentecostes através da sua simbologia e sua influência no contexto sócio-cultural no inicio do cristianismo, bem como a sua relação com o Movimento Pentecostal com o intuito de observarmos a influência deste movimento no panorama educacional do país. Observou-se ainda como esse fenômeno desenvolveu-se nos Estados Unidos, e a postura do pentecostalismo em relação ao estabelecimento da educação formal buscando-se um parâmetro para entendermos esse fenômeno no Brasil. Finalmente analisou-se a evolução do movimento pentecostal no Brasil e sua influência na educação e o estabelecimento da educação formal, focalizando a Assembléia de Deus por sua representatividade no meio pentecostal. Concluiu-se que o processo educativo vivido pela Assembléia de Deus no Brasil, ocorre de três formas distintas: a educação informal, não-formal e formal. Nas primeiras décadas a AD não se preocupou com a educação formal, seu desenvolvimento foi baseado apenas na educação informal. Somente após a criação da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e a passagem da liderança da AD para os líderes nacionais que começou haver uma preocupação com a educação não-formal e formal. Constatou-se que atualmente a Assembléia de Deus, nas duas últimas décadas, tem investido na educação formal construindo uma rede de creches, escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Abstract

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