Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

CONHECIMENTO SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ESTUDO EM UMA UNIDADE DESTINADA AO ATENDIMENTO DE GESTANTES DE ALTO RISCO

Orientador

Profª Drª Denise Castilho Cabrera Santos

Autor

MARIA APARECIDA DE LIMA LUCIANO

Palavra chave

Gravidez de Alto Risco. Desenvolvimento infantil. Desempenho Psicomotor. Habilidades Motoras. Lactente.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

03/09/2018

Nº Downloads

544

Resumo

Lactentes nascidos de gestações de alto risco estão expostos a alterações no desenvolvimento. Nesse contexto, o conhecimento sobre desenvolvimento infantil tem um papel central nos estímulos que ocorrerão no ambiente familiar a partir do nascimento do bebê. O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil em um grupo de gestantes de alto risco. Estudo observacional e transversal realizado no Centro de Referência em Saúde da Mulher, ambulatório de pré-natal de alto risco, em Santa Bárbara d`Oeste/SP. O recrutamento e coleta de dados ocorreram de agosto de 2017 a fevereiro de 2018, todas as mulheres assistidas pelo serviço foram convidadas a participar do estudo. O convite para participar do estudo foi feito durante o tempo de espera para consulta. O critério para descontinuar o recrutamento foi a reincidência de participantes. Para avaliar o conhecimento sobre desenvolvimento infantil foi aplicado o Inventario do Conhecimento sobre Desenvolvimento Infantil (KIDI), versão brasileira, considerando os escores Tentativa de acerto, Acurácia e Total geral de acertos. Como roteiro de classificação dos riscos gestacionais registrados nos prontuários foi utilizado o Manual Técnico do Pré-natal e Puerpério da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Também foram levantados dados sociodemográficos e condição econômica das gestantes. As gestantes de alto risco estudadas tinham baixa escolaridade (52,5% até Fundamental II), 91,3% com idade entre 15-35 anos, 73,8% estavam casadas ou em união estável e em classes econômicas baixas (C1 ou abaixo). Quanto as características gestacionais, 51% iniciaram a gestação com mais de 75 kg, 38% eram primigestas, 34% histórico de aborto e 46% eram nulíparas. Os riscos gestacionais mais prevalentes foram a Hipertensão arterial (26,7%) e Diabetes (17,1%). A análise do conhecimento sobre o desenvolvimento infantil mostrou 66% de acurácia nas respostas e total geral de acertos de 54%. A análise de regressão mostrou relação significativa entre a Acurácia em responder corretamente ao KIDI e as variáveis escolaridade da gestante, peso no início da gestação e a paridade. Os achados permitem concluir que as gestantes de alto risco estudadas mostram limitado conhecimento sobre desenvolvimento infantil. A escolaridade materna, a paridade e o peso no início da gestação foram significativamente relacionados ao conhecimento das gestantes. Identificar limitações no conhecimento de gestantes de alto risco sobre desenvolvimento infantil e as características que se relacionam aos déficits de conhecimento fornecem insights sobre a melhor forma de promover intervenções educacionais para gestantes com vistas a influenciar os ambientes de cuidado e estimulação após o nascimento do bebê.

Abstract

Infants born to high-risk pregnancies are exposed to changes in development. In this context, the knowledge regarding child development plays a major role in the stimulus that will occur in the family environment from the baby´s birth. The main objective was to analyze the knowledge about child development in high-risk pregnant women. Observation and cross-sectional study carried out in the Women Health Reference Centre (Centro de Referência em Saúde da Mulher), at the high- risk pregnancy clinic in Santa Bárbara d’Oeste/SP. The recruitment and data collection took place between August 2017 and February 2018, where all women assisted by the Centre were invited to take part in the study. The invitation to participate in the study was made during the waiting time prior to an appointment. The criterion for discontinuing recruitment was recidivism of participants. In order to evaluate the knowledge regarding child development it was used the Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI), Brazilian version, considering the scores Attempted, Accuracy and Total Correct. As the guidance to the pregnancy risks classification identified in the patient records it was used the Pre-birth and Labor Technical Manual from São Paulo State Secretary of Health. The social and demographical data and socioeconomic status (SES) of the pregnant women were also established. The high-risk pregnant women had low educational level (52,5% up to Elementary grade), 91, 3% were aged from 15-35 years old, 73,8% were married or in a common-law marriage and in low SES (C1 or below). Regarding the pregnancy characteristics, 51% were over 75Kg in the beginning of pregnancy, 38% were primigravida women, 34% had had a previous abortion and 46% were nulliparous women. The analysis of the development related to the child development showed 66% of answer accuracy and a total correct of 54%. The analysis of regression showed a significant relation between the Accuracy in responding correctly to KIDI and the variables the pregnant women education, weight in the beginning of pregnancy and pregnancy parity. The findings allow us to conclude that the studied high-risk pregnant women showed limited knowledge related to child development. The education level of the pregnant mother, the parity and the initial weight were significantly related to the knowledge of the pregnant women. Identifying the limitation of knowledge in the high-risk pregnant women regarding the child development and the characteristics related to the deficits of knowledge give us insights about the best way to promote educational interventions to pregnant women having in mind the ability to impact the care and stimulation environments after the baby´s birth.