Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Orientador

Profa. Dra. RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA

Autor

ALDENIZA DE OLIVEIRA XIMENES

Palavra chave

Didática. Curso de Pedagogia. Formação de professores.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/08/2018

Nº Downloads

484

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como licenciandos do Curso de Pedagogia e professores de Didática do Centro de Ciências Sociais de Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE/UEPA) compreendem as contribuições da disciplina para a formação de professores da Educação Básica. A questão da pesquisa é: como os professores e licenciados compreendem as contribuições da disciplina Didática para a formação de professores da Educação Básica? A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, apoiada na aplicação de 151 questionários a licenciandos do curso de Pedagogia e no diálogo com 38 licenciandos, organizados em grupos de discussão, além de entrevistas com cinco professoras que compõem o quadro da disciplina de Didática da instituição. A discussão teórica problematiza o curso de Pedagogia, o campo da Didática e suas implicações na formação do professor para a Educação Básica. Os resultados, baseados na análise de conteúdo, evidenciam que apesar de muitos limites, a disciplina Didática é compreendida como importante e necessária no currículo, porque pode favorecer a compreensão de conceitos relevantes ao contexto de ensino; permitir uma melhor percepção sobre questões inerentes ao processo de ensinar e aprender e sobre o papel do professor; provocar reflexões acerca do papel da educação e do ensino e aprendizagem na transformação do homem em sociedade; preparar os licenciandos para refletirem sobre o processo de ensino e aprendizado, considerando questões que envolvem: o que ensinar? Como? Por quê? A quem? E, onde se ensina?; promover a aproximação crítica com o contexto de ensino e a realidade da profissão docente; e ajudar a interpretar a prática de ensino de uma maneira abrangente, reconhecendo os fundamentos das ações educativas. A partir do confronto de perspectivas dos professores e dos licenciandos é possível depreender que a disciplina Didática do CCSE/UEPA apresenta um caráter dinâmico e contraditório, fruto das marcas históricas do próprio campo e do esforço de superação de dificuldades da organização curricular e reelaboração de sentidos dos atores envolvidos: a perspectiva instrumental da Didática é questionada pela necessidade de leitura do contexto da ação de ensino e pela concepção de ensino como reflexão; a ênfase na transmissão de conteúdos é tensionada pela consideração de questões políticas da educação, exigindo a reflexão crítica sobre o papel do professor; o reconhecimento da articulação teoria-prática põe em questão a relação Universidade-Educação Básica e a dissociação com os estágios supervisionados.

Abstract

This research aims to understand how the students of the Pedagogy Course and teachers of Didactics, from Centro de Ciências Sociais de Educação, at Universidade do Estado do Pará (CCSE/UEPA), understand this subject contribution to the formation of the Basic Education teachers. The research question is: how do teachers and students understand the contributions of Didactics to the formation of Basic Education teachers? The research was developed from a qualitative approach, supported by the application of 151 questionnaires to Pedagogy students and dialogue with 38 students, organized in discussion groups, as well as interviews with five teachers who teach the subject in the institution. The theoretical discussion problematizes the Pedagogy course, the field of Didactics and its implications in the formation of teachers for Basic Education. The results, based on content analysis, show that despite many limitations, the subject is understood as important and necessary in the curriculum, because it can favor the understanding of relevant concepts to the teaching context; it allows a better perception about issues inherent in the process of teaching and learning and the teacher role; it induces reflections on the education role and teaching and learning in the transformation of people in society; it prepares students to reflect on the teaching and learning process, considering issues that involve: what to teach? How? Why? For whom? And, where to teach?; it promotes a critical approach to the teaching context and reality of teaching profession; and it helps to interpret teaching practice in a comprehensive manner, recognizing the fundamentals of educational actions. From the perspective of the teachers and the students, it is possible to understand that Didactics, offered at CCSE/UEPA, has a dynamic and contradictory character, due to the historical marks of the field itself and to the effort to overcome difficulties of the curricular organization and, also, to the re-elaboration of meanings of the actors involved: the instrumental perspective of Didactics is questioned, considering the need to read the context of teaching and the conception of teaching as reflection; the emphasis on content transmission is strained by the consideration of educational policy issues, requiring critical reflection on the teacher role; the recognition of theory-practice articulation sets into question the relationship between University-Basic Education and the dissociation with the supervised internship.