Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

As políticas públicas dirigidas à educação do aluno com deficiência na rede municipal de Hortolândia/SP: um estudo de caso.

Orientador

Prof. Dra. Telma Regina de Paula Souza

Autor

Adriana Maria Sersun Calefi

Palavra chave

Educação Especial; Políticas Públicas; Educação Inclusiva

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/02/2019

Nº Downloads

384

Resumo

A educação brasileira passou por várias transformações e desafios nos últimos séculos, mas nada se compara ao desafio de possibilitar acesso e permanência aos alunos com deficiência dentro do ambiente escolar. Compreender como a política pública inclusiva é implementada através do estudo de sua historicidade no espaço geográfico de um território nos permite identificar avanços e recuos dessa política, bem como a dinâmica de seus agentes sociais. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi a avaliação da implantação das políticas públicas de educação inclusiva na cidade de Hortolândia, SP. Considerando a recente trajetória de emancipação desta cidade e a participação ativa de diferentes agentes sociais na administração pública, foi possível compreender os sentidos da integração/inclusão e quanto as políticas públicas educacionais inclusivas ganham novas leituras através da figura dos agentes socias da administração pública e sua relação com os demais agentes sociais. Desta forma, esperamos contribuir na construção das públicas de educação especial na perspectiva inclusiva, procurando conhecer sentidos, interesses e estratégias nas propostas de implementação destas políticas educacionais. O presente estudo discute a idealização e ação de uma escola inclusiva construída por gestores, professores, alunos, famílias e sociedade, trazendo à luz as profundas transformações no sistema de ensino e um novo olhar por parte desses agentes sociais sem a ingenuidade sobre os reais objetivos das políticas públicas inclusivas contidas nos discursos políticos.

Abstract

Brazilian education has undergone several transformations and challenges in the last centuries, but nothing compares to the challenge of enabling access and permanence for students with disabilities within the school environment. Understanding how inclusive public policy is implemented through the study of its historicity in the geographic space of a territory allows us to identify advances and indents of this policy, as well as the dynamics of its social agents. In this sense, the objective of this study was to evaluate the implementation of public policies for inclusive education in the city of Hortolândia, SP. Considering the recent emancipation trajectory of this city and the active participation of different social agents in Public administration, it was possible to understand the meanings of integration/inclusion and how inclusive educational public policies gain new readings through the figure of their agents of public administration in relationship with other social agents. In this way, we hope to contribute in the construction of special education public in the inclusive perspective, seeking to know meanings, interests and strategies in the proposals for implementation of these educational policies. The present study discusses the idealization and action of an inclusive school built by managers, teachers, students, families and society, bringing to light the profound transformations in the teaching system and a new look on the part of these social agents without Naivety about the real objectives of inclusive public policies contained in political discourses.