Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

CULTURA JURÍDICA E FORMAÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO NO BRASIL IMPÉRIO ENTRE 1870 E 1889

Orientador

Prof. Dr. JOSÉ MARIA DE PAIVA

Autor

MILENA LETÍCIA PFISTER

Palavra chave

Cultura Jurídica. Formação do Bacharel. Brasil Império.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

18/12/2019

Nº Downloads

370

Resumo

A tese possui por objeto de estudo a “cultura jurídica e formação do bacharel em Direito no Brasil Império entre 1870 e 1889”. A cultura desenvolvida em determinado tempo e local influencia a forma pela qual o Direito é pensado e exercido, o que, retroativamente, transforma o contexto cultural de uma sociedade. Foi durante o Brasil Império, em 1827, que foram criados os dois primeiros cursos de Direito no Brasil, iniciando-se uma cultura jurídica brasileira mais particular em relação àquela portuguesa. Esse fato foi importante para a formação dos quadros políticos e da Justiça do país. Assim, para a pesquisa das contribuições que o estudo da educação/formação do bacharel aporta para a compreensão da influência entre a cultura social mais ampla e a jurídica, foram utilizadas três categorias de análise pesquisadas em periódicos gerais e jurídicos da época: a) a sistematização e a irradiação do liberalismo enquanto ideologia política, econômica e jurídica; b) a institucionalização do liberalismo no quadro administrativo profissional (formação do burocrata); e c) o afastamento da concepção de mundo imperial em prol da meta republicana, a partir de 1870. O trabalho se fundamenta na análise dos aspectos culturais do comportamento humano por meio das transformações das categorias construídas para a compreensão do cotidiano permeadas pelo pensamento jurídico, tratando do real histórico como aquilo que está presente na economia, na política e na sociedade. A cultura jurídica se preocupou com uma formação dogmática por meio da transmissão das normas postas através de lições decoradas para a ocupação de cargos burocráticos a fim de garantir uma administração conservadora em consonância com a elite escravocrata e a monarquia apoiada por essa durante o Brasil Império, revelando as incongruências de um liberalismo distorcido. Apenas no processo de “vir-a-ser” do homem é que as culturas geral e jurídica serão constantemente construídas e transformadas, almejando-se com isso a busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Abstract

La tesis tiene como objeto de estudio la "cultura jurídica y la licenciatura en Derecho en el Brasil Imperio entre 1870 y 1889". La cultura desarrollada en un momento y lugar determinados influye en la forma en que se piensa y ejerce la ley, lo que transforma retroactivamente el contexto cultural de una sociedad. Fue durante el Brasil Imperio, en 1827, cuando se crearon los dos primeros cursos de derecho en Brasil, comenzando una cultura jurídica brasileña más particular en relación con la portuguesa. Este hecho fue importante para la formación de los marcos políticos y de justicia del país. Para la investigación de las contribuciones que el estudio de la educación del bachiller aporta a la comprensión de la influencia entre la cultura social y jurídica más amplia, se utilizaron tres categorías de análisis investigados en publicaciones periódicas generales y legales de la época: a) la sistematización y la difusión del liberalismo como ideología política, económica y jurídica; b) la institucionalización del liberalismo en el marco administrativo profesional (formación del burócrata y c) la salida de la concepción del mundo imperial a favor de la meta republicana, desde 1870. El trabajo se basa en el análisis de los aspectos culturales del comportamiento humano por medio de transformaciones de las categorías construidas para la comprensión de la vida cotidiana, tratando lo real histórico como lo que está presente en la economía, la política y la sociedad impregnado por el pensamiento legal. La cultura legal se preocupaba por una formación dogmática, a través de la transmisión de las normas puestas, por medio de lecciones memorizadas, para la ocupación de posiciones burocráticas, a fin de garantizar una administración conservadora, en consonancia con la élite basada en esclavos y la monarquía apoyada por ella durante el Brasil Imperio, revelando las incongruencias de un liberalismo distorsionado. Solo en el proceso de convertirse en hombre, las culturas generales y jurídicas se construirán y transformarán constantemente, con el objetivo de buscar una sociedad más justa e igualitaria.