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Título

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO ENTRE AS REDES DE PAPELARIA E FARMÁCIA

Orientador

OSVALDO ELIAS FARAH

Autor

VAINE FERMOSELI VILGA

Palavra chave

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS. REDES HORIZONTAIS DE COOPERAÇÃO. PAPELARIAS.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

04/10/2006

Nº Downloads

1962

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar as vantagens competitivas que se pode observar em pequenas papelarias quando elas ingressam em uma rede de empresas e comparar tais vantagens com as adquiridas por empresas participantes de redes de farmácias. Quanto ao problema da pesquisa, o estudo aborda a participação associativista como uma das possibilidades das pequenas empresas sobreviverem mais tempo no mercado, bem como alcançarem melhorias estratégico-administrativas em seus empreendimentos. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa. Inicialmente, o estudo pesquisou os benefícios adquiridos por pequenos empresários ao entrarem em uma rede de papelarias, mostrando que os ganhos alcançados não ficaram restritos apenas à área de compras junto aos fornecedores, estendendo-se a outros aspectos não menos importantes dentro de uma empresa. Logo depois, comparouse estes ganhos com aqueles percebidos em quatro redes de farmácias do interior do estado de São Paulo. O setor de varejo farmacêutico foi escolhido como base comparativa devido à cultura associativista do segmento e da história das redes de empresas na farmácias. A comparação mostrou que apesar da rede de papelarias e das redes de farmácias terem observado benefícios semelhantes, alguns aspectos foram melhores percebidos em uma ou outra rede, havendo espaço para que sejam criadas redes multisetoriais (de setores diferentes) ou novas formas de associativismo que tragam ainda mais vantagem competitiva aos participantes.

Abstract

The aim of this survey is to check the competitive advantages that small stationer shops observed upon starting a chain of organizations and to compare such advantages with the ones acquired by small organizations of drugstore chains. Concerning the problem of this research, the survey deals with the associated partnership as one of the possibilities for the small organizations to survive for more time in the market, as well as to achieve administrative strategic improvements in their business. The approach utilized for this survey was the bibliographic review and the field exploration, being this one, both in qualitative and quantitative terms. At first, the survey researched the benefits acquired by small entrepreneurs upon starting a stationer shops chain, showing that the profits which were achieved were not restrictive to the purchase area and suppliers, but extending to other aspects not less important in an organization. After, we compared this profit to the ones realized in four drugstore chains in the interior of Sao Paulo, where the pharmaceutical retail sector was chosen as a kind of comparative basis due to the associated culture of this segment and the history of drugstore chains. This comparison survey showed that although the stationer shops and drugstore chains have observed similar benefits, some aspects were better observed in one or other chains, showing a gap, where multisector chains or new forms of partnership could be created in order to bring even more competitive advantage to the participants.