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Título

Relação entre maturação sexual e variáveis da aptidão física em escolares da rede pública dos anos finais do ensino fundamental I

Orientador

Marlene Aparecida Moreno

Autor

Hugo Martins Teixeira

Palavra chave

Maturação sexual. Aptidão física. Escolares.

Grupo CNPQ


Programa

DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

19/02/2020

Nº Downloads

266

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a relação entre maturação sexual e variáveis da aptidão física em escolares da rede pública dos anos finais do ensino fundamental I da cidade de Araguaína – To. Estudo transversal de abordagem quantitativa, do qual participaram 831 escolares entre 9 e 11 anos, sendo 414 meninas e 417 meninos. Os escolares foram submetidos aos testes do PROESP-BR (2016) para avaliação das medidas de dimensão corporal e de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo. As variáveis de medidas de dimensão corporal avaliadas foram massa corporal, envergadura e estatura. As variáveis da aptidão física relacionada à saúde avaliadas foram o IMC, força/resistência abdominal e flexibilidade, e as variáveis da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, velocidade, agilidade e aptidão cardiorrespiratória. A avaliação da maturação sexual foi realizada por meio do método da auto avaliação das pranchas de TANNER. Observou-se correlação significativa entre a maturação sexual e idade cronológica nos escolares de ambos os sexos, no sexo feminino a correlação foi positiva e fraca e no sexo masculino positiva e moderada. Constatou-se diferença significativa para massa corporal, envergadura, estatura, IMC e força explosiva de membros superiores em favor dos escolares púberes, em ambos os sexos, e para flexibilidade em favor dos escolares pré-púberes no sexo masculino. Entre escolares púberes e pré-púberes observou-se diferença significativa para massa corporal, envergadura e estatura em favor do sexo feminino (púbere), e força/resistência abdominal, força explosiva de membros superiores e inferiores, agilidade, velocidade e aptidão cardiorrespiratória em prol do sexo masculino (púbere e pré-púbere). Os resultados do IMC apontaram que os escolares atenderam os critérios de saúde, com maiores percentuais para pré-púberes e do sexo masculino (pré-púberes: 88,6% - 91,1%; púberes: 78,1% - 83,5 %). Verificou-se baixa aptidão física para flexibilidade, em escolares púberes (sexo feminino: 55,62 %; sexo masculino: 86,75%) e escolares pré-púberes (sexo masculino: 79,17 %), e em força resistência abdominal, em escolares púberes (sexo feminino: 50,30 %;). Na força explosiva de membros inferiores os escolares pré-púberes obtiveram para “normal, bom” (sexo masculino: 58,4% pré-puberes vs 56,2% púberes; sexo feminino: 64,5% pré-púberes vs 62,1% vs púberes), força explosiva de membros superiores observou-se para “ruim” em ambos os níveis de maturação e em ambos os sexos (> 60% para púberes; > 70% para pré-púberes), similarmente em agilidade e velocidade (> 60 %). Na aptidão cardiorrespiratória os escolares avaliados, 75,1% do sexo feminino (púberes) e 80,8% pré-púberes e 58,9% do sexo masculino (púberes) e 67,9% pré-púberes estão classificados como “normal/bom”. A maturação sexual apresentou uma correlação positiva (p<0,05), em ambos os sexos, com as varáveis de massa corporal, envergadura, estatura, IMC e força explosiva de membros superiores e negativa (p<0,05) com a variável flexibilidade, no sexo masculino. Estas descobertas servem de incentivos para que ações voltadas a atividade física sejam promovidas no ambiente escolar, ao mesmo tempo valorizando as atividades previstas nos documentos oficiais que contemplam as habilidades e competências para faixa etária, reorganizando a frequência das aulas de educação física na rede pública municipal, estabelecendo ações interdisciplinares, e permitindo aos escolares abertura para experiências e atividades com características culturais locais.

Abstract

The aim of this study was to analyze the relationship between sexual maturation and physical fitness variables in schoolchildren from the public schools of the final years of elementary school I in the city of Araguaína - To. A cross-sectional quantitative approach study, in which 831 students between 9 and 11 years of age participated, 414 girls and 417 boys. The students were submitted to the battery of TESTS of PROESP-BR (2016) to evaluate the measures of body dimension and physical fitness related to health and sports performance. The variables of body size measurements evaluated were body mass, wingspan and height. The variables of physical fitness related to health evaluated were body mass index (BMI), abdominal strength/resistance and flexibility, and the variables of physical fitness related to sports performance were, explosive strength of the lower limbs, explosive strength of the upper limbs, agility speed and cardiorespiratory fitness. The evaluation of sexual maturation was performed using the method of self-evaluation of TANNER planks. Descriptive analysis of the variables was used to measure the results. The significance level was set at 5 %. The significant correlation was observed between sexual maturation and chronological age in schoolchildren of both sexes, in females the correlation was positive and weak and in positive and moderate males. There was a significant difference for body mass, wingspan, height, BMI and explosive strength of upper limbs for the benefit of pubescent schoolchildren, in both sexes, and for flexibility for the benefit of prepubescent schoolchildren in males. In the comparison between schoolchildren and prepubescent, there was a significant difference for body mass, wingspan and height for the benefit of females (pubescent), and abdominal strength/resistance, explosive strength of upper and lower limbs, agility, speed and cardiorespiratory fitness for the benefit of males (pubescent and prepubescent). BMI results showed that schoolchildren met health criteria, with higher percentages for prepubertal and male (prepubescent: 88.6% - 91.1%; pubescent: 78.1% - 83.5 % .Low physical fitness was verified in flexibility in pubescent schoolchildren (female: 55.62 %; male: 86.75%) and prepubescent schoolchildren (male: 79.17%), abdominal resistance strength in pubescent schoolchildren (female: 50.30 %;). In the explosive strength of lower limbs, prepubescent students obtained for, "normal, good" (male: 58.4% prepubescent vs 56.2% pubescent; female: 64.5% prepubescent vs 62.1% vs pubescent), explosive strength of upper limbs was observed for "bad" in both maturation levels and in both sexes (> 60% for pubescent; > 70% for prepubescent), similarly in agility and speed (> 60%). In cardiorespiratory fitness, the students evaluated, 75.1% female (pubescent) and 80.8% prepubescent and 58.9% male (pubescent) and 67.9% prepubescent are classified as "normal and good". Sexual maturation presented a positive correlation (p<0.05), in both sexes, with body mass, wingspan, height, BMI and explosive strength of upper and negative limbs (p<0.05) with the variable flexibility, in males. These findings serve as incentives for actions aimed at physical activity to be promoted in the school environment, while valuing the activities provided for in the official documents that include the skills and competencies for age group, reorganizing the frequency of physical education classes in the municipal public network, establishing interdisciplinary actions, and allowing students to open up for experiences and activities with local cultural characteristics.