Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Impacto da quarta revolução industrial na educação profissionalizante contemporânea: educação 4.0 e as perspectivas para o futuro da educação

Orientador

Belamino Cesar G. da Costa

Autor

Pedro Luís Schiavuzzo

Palavra chave

Indústria 4.0. Educação 4.0. Teoria crítica. Educação para o futuro.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

03/08/2021

Nº Downloads

247

Resumo

Com a influência das tecnologias, a relação das pessoas com os fenômenos do mundo vem se transformando. Este trabalho pretende problematizar como as tecnologias influenciam na Educação e as possíveis perspectivas para que haja qualidade no ato de ensinar. Os impactos da Educação 4.0 nos sistemas educacionais atuais, sem que este deixe de ser inclusivo, público e de qualidade ganha grande importância em um momento de pandemia global em que a tecnologia se mostra imprescindível para salvar a vida da população de diversas formas. A metodologia de pesquisa exploratória, na busca de bibliografias que abordam os temas Industria 4.0, educação 4.0, teoria crítica e educação para o futuro foi adotada para entender os desafios que a Educação enfrenta nesse novo cenário. O primeiro capítulo, revisa a literatura referente a 4ª Revolução Industrial, conhecida por Indústria 4.0, a qual baseia-se nos Sistemas Ciber-Físicos e volta-se originalmente para o setor industrial. As características da Indústria 4.0 demarcam os avanços e sua popularização em diversos setores da sociedade, inclusive a educação, para integrar e assimilar princípios, técnicas e ferramentas como: Internet das Coisas, Produtos Inteligentes e mais recentemente a Inteligência Artificial. Esse movimento tecnológico é analisado por uma perspectiva humanista para entender como a Educação 4.0 está influenciando o sistema educacional brasileiro. Essa análise é realizada pela leitura, atualização e interpretação de Adorno. No segundo capítulo, uma retrospectiva de como a Educação vem sendo organizada e ministrada pelas políticas públicas no Brasil auxilia a mensurar como a Educação 4.0 está influenciando o sistema educacional brasileiro. Estuda através da Teoria Histórico-Crítica de Saviani como a escola evoluiu para entender a sua trajetória, sopesando suas críticas ao sistema educacional brasileiro na atualidade. No terceiro capítulo, uma Educação para o futuro pode vicejar em Paulo Freire e Edgar Morin, os conceitos de autonomia e saberes para educação do futuro. Na sociedade moderna, segundo Byung-Chul Han, o emprego de tecnologias visa melhorar a vida das pessoas, mas o abuso de sua utilização tem provocado aceleração e excesso de informações, como consequência, ansiedade, sedentarismo e depressão, que são os fundamentos da sociedade do cansaço. A Educação 4.0 pode tornar-se novo tecnicismo caso venha a se tornar suporte para a implantação da Indústria 4.0 e, com isso, representar paradigma da nova modernização educacional. É preciso repensar a educação como uma oportunidade de investir em formação de professores e infraestrutura de escolas.

Abstract

With the influence of technologies, people's relationship with world phenomena has been changing. This work intends to discuss how technologies influence Education and the possible perspectives for quality in the act of teaching. The impacts of Education 4.0 on current educational systems, without it ceasing to be inclusive, public and quality, gains great importance at a time of global pandemic in which technology is essential to save the lives of the population in different ways. The exploratory research methodology, in search of bibliographies that address the themes Industry 4.0, education 4.0, critical theory and education for the future was adopted to understand the challenges that Education faces in this new scenario. The first chapter reviews the literature referring to the 4th Industrial Revolution, known as Industry 4.0, which is based on Cyber-Physical Systems and originally focused on the industrial sector. The characteristics of Industry 4.0 mark the advances and its popularization in various sectors of society, including education, to integrate and assimilate principles, techniques and tools such as: Internet of Things, Intelligent Products and, more recently, Artificial Intelligence. This technological movement is analyzed from a humanist perspective to understand how Education 4.0 is influencing the Brazilian educational system. This analysis is carried out by reading, updating and interpreting Adorno. In the second chapter, a retrospective of how Education has been organized and taught by public policies in Brazil helps to measure how Education 4.0 is influencing the Brazilian educational system. It studies through Saviani's Historical-Critical Theory how the school evolved to understand its trajectory, counterbalancing the criticisms of the Brazilian educational system today. In the third chapter, an Education for the future can thrive in Paulo Freire and Edgar Morin, the concepts of autonomy and knowledge for the education of the future. In modern society, according to Byung-Chul Han, the use of technologies aims to improve people's lives, but the abuse of their use has caused acceleration and excess of information, as a consequence, anxiety, sedentary lifestyle and depression, which are the foundations of society from tiredness Education 4.0 can become a new technicality if it becomes a support for the implementation of Industry 4.0 and, therefore, represent a paradigm of the new educational modernization.It is necessary to rethink education as an opportunity to invest in teacher training and school infrastructure.