Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Movimento hip hop e danças urbanas: produção acadêmica de 2005 a 2019

Orientador

Cinthia Lopes da Silva

Autor

Dariadison Antunes

Palavra chave

Movimento hip hop. Danças urbanas. Dança de rua, lazer e cultura.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

26/02/2021

Nº Downloads

130

Resumo

O hip hop trata-se de uma cultura de rua, que surgiu nos Estados Unidos, mais especificamente no Bronx em Nova Iorque, no final da década de 60 e início da década de 70, a partir de práticas culturais dos jovens negros e latino-americanos nos guetos e ruas dos grandes centros urbanos, tendo como características quatro elementos principais, sendo eles: rap, mc, break e grafite. Ultimamente este fenômeno ocupa um espaço significativo dentro do panorama da cultura brasileira, sendo identificado como atividades do contexto do lazer, práticas educativas, visando também a promoção social e cidadania de seus adeptos, devido ao conjunto de valores instaurados nessa cultura. A presente pesquisa tem como foco a dança dentro do Movimento hip hop, aqui tratada como danças urbanas, que se configuram como um conjunto de estilos oriundos e/ou influenciados pela cultura hip hop, e devido a pertinência de tais manifestações artístico-culturais na sociedade, se faz necessário investigar a forma como elas se desenvolvem, o que representam e de que forma beneficiam seus praticantes e pessoas inseridas nesse universo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa que possui como objetivos: 1) fazer uma revisão do hip hop e das danças urbanas a partir de seus contextos históricos, culturais e como manifestação no campo do lazer e 2) analisar o hip hop e as danças urbanas a partir da produção acadêmica no período de 2005 a 2019. Realizou-se pesquisa bibliográfica acerca da temática por meio da utilização de livros da biblioteca da UNIMEP, artigos, dissertações e teses. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Google Scholar e Portal Capes com as seguintes palavras-chave: Movimento hip hop, danças urbanas, dança de rua, lazer e cultura. Dentre as obras selecionadas da produção acadêmica de 2005 a 2019, 08 são artigos de revistas, 02 dissertações de mestrado e 01 tese de doutorado. Por meio da análise quantitativa, identificamos que os autores mais citados foram Herschmann e Marcellino, os quais concentram seus estudos sobre o Movimento hip hop e o lazer respectivamente. Identificou-se a área das ciências sociais como campo predominante nas obras analisadas. Houve a predominância dos estudos de abordagem qualitativa e a técnica de coleta mais utilizada foi a entrevista. Por meio da análise qualitativa das obras, foi possível concluir que as mesmas evidenciam diferentes significados do Movimento hip hop e as danças urbanas. Observou-se que as obras, no geral, apresentam uma visão funcionalista, em que o hip hop e as danças urbanas são considerados como um meio para o alívio das tensões cotidianas e busca pelo prazer e divertimento, e também são voltadas para a conquista da cidadania, pertencimento social, construção e fortalecimento de uma identidade cultural, sendo utilizadas como práticas socioeducativas para crianças e adolescentes, a fim de promover o aprendizado para a desconstrução de certos estereótipos relacionados à cultura, levando os sujeitos a refletirem sobre esses aspectos. Foi identificada a necessidade de uma abordagem crítica do lazer como processo educativo, de modo a tratar o Movimento Hip Hop e as danças urbanas como uma forma de expressão corporal e humana em que os sujeitos podem vivenciar esses elementos da cultura sem ter qualquer outro interesse a não ser a própria prática e experiência em si.

Abstract

Hip hop is a street culture that emerged in the late 1960s and early 1970s in the United States, more specifically in Bronx, New York, from the cultural practices of African and Latin American youths in the ghettos and in the streets of the big urban centers, being characterized by four main elements: rap, MCing, break dance and graffiti. Nowadays the hip hop phenomenon has played a significant part within the panorama of Brazilian culture, being identified as both a leisure activity and an educational practice, also aiming at social improvement and citizen's rights of its adherents, due to the set of values established in that culture. This research focuses on the dance within the hip hop movement, here treated as one of the urban dances, which are shaped as a set of styles originated from and/or influenced by hip hop culture. Due to the relevance of such artistic-cultural manifestations in society, it is necessary to investigate how they develop, what they represent and how they benefit their performers and the people inserted in this universe. This is a study with a qualitative and quantitative approach that aims to: 1) review hip hop and urban dances from their historical and cultural standpoints and as an expression in the domain of leisure; and 2) analyze hip hop and urban dances through academic production from 2005 to 2019. A bibliographic survey was carried out on the subject through the use of books from the UNIMEP library, articles, dissertations and theses. The Scielo, Google Scholar and Portal Capes databases were consulted with the following keywords: hip hop movement, urban dances, street dance, leisure and culture. Among the selected works, 08 are magazine articles, 02 master's dissertations and 01 doctoral thesis. Through quantitative analysis, we identified that the most cited authors were Herschmann and Marcellino, who concentrate their studies on the hip hop movement and leisure, respectively. The social sciences were identified as the predominant field in the analyzed works. There was a predominance of studies with a qualitative approach and the largest collection technique used was interviews. Through the qualitative analysis of the works, it was possible to conclude that the analyzed works show different meanings for the hip hop movement and urban dances. It was observed that the works, in general, present a functionalist view, in which hip hop and urban dances are considered as means for the relief of everyday tensions and the search for pleasure and amusement, and are also aimed at the reclaiming of citizen's rights, social belonging, construction and strengthening of a cultural identity, being used as socio-educational practice for children and adolescents, promoting learning in order to deconstruct certain stereotypes related to culture, leading the subjects to reflect on these aspects. The research identified the need for a critical approach to leisure as an educational process in order to treat the Hip Hop Movement and urban dances as a form of body and human expression, in which the subjects can experience these elements of culture without having any other interest but the practice and experience itself.