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Título

Professoras coordenadoras: experiências de formação continuada e desenvolvimento profissional

Orientador

Renata Helena Pin Pucci

Autor

Andrea Del Larovere

Palavra chave

Coordenação pedagógica. Professor coordenador. Formação continuada. Desenvolvimento profissional. Experiência.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/05/2021

Nº Downloads

210

Resumo

O presente estudo compreende a formação como um processo humanizador, transformador e contínuo, portanto, marcado pelo inacabamento e, que articula as experiências, as vivências pessoais e profissionais ao movimento da vida. Nessa perspectiva, no contexto escolar, a formação continuada é atribuída ao Professor Coordenador ou ao Coordenador Pedagógico, profissional que necessita de uma formação contínua, que atenda suas necessidades formativas e assim obtenha respaldo para dar suporte aos professores que coordena. As recentes pesquisas da área, destacam a necessidade da formação continuada para a constituição e o desenvolvimento profissional desses profissionais e revelam que muitas das formações destinadas a eles, não amparam suas necessidades formativas. Desse modo, importa investigar: quais abordagens e práticas formativas são consideradas mais significativas para o desenvolvimento profissional de Professores Coordenadores? Como as experiências de formação continuada contribuem para o exercício da função desses profissionais? Para responder a essas questões, o objetivo central do estudo foi conhecer as experiências de formação continuada de Professores Coordenadores, compreendendo como essas experiências de formação se constituem como transformadoras da prática e significativas para o desenvolvimento profissional desses professores. A fundamentação teórica do estudo compreende a formação como um processo contínuo, forjado no interior da profissão, atrelando a essa discussão a perspectiva da experiência, que toca e marca, articulada aos estudos do desenvolvimento profissional em que a subjetividade, a particularidade e a perspectiva contínua da formação contribuem para compreender as experiências formativas das Professoras Coordenadoras que colaboraram com esse estudo. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com 12 Professoras Coordenadoras que atuam há mais tempo na função, coordenando os anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil da rede municipal de educação do município de Rio Claro – SP. O material produzido durante as entrevistas foi gravado em áudio, transcrito e posteriormente analisado inspirado no método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007) que resultaram em 4 núcleos de sentido. O primeiro núcleo destacou o desenvolvimento profissional e experiências formativas das Professoras Coordenadoras; o segundo, evidenciou a parceria como fundamento essencial na Coordenação Pedagógica; o terceiro, revelou a apropriação teórica como uma experiência formativa e o quarto, apresentou os sentidos singulares da experiência formativa. As entrevistas revelaram que a formação contínua tem sido uma busca constante no desenvolvimento profissional das Professoras Coordenadoras, que requerem uma formação densa, contínua, pautada no aprofundamento da relação teoria e prática, que conte com as parcerias das colegas de profissão, dos professores das Instituições de Ensino Superior e das Secretarias, promovendo formações contínuas que amparem as profissionais em suas necessidades formativas. O estudo identificou que os modelos formativos adotados em nível nacional e estadual são ressignificados em nível local, independente da concepção de formação adotada. As parcerias, o ir e vir, o cotidiano, interferem em como as profissionais se apropriam das formações e respaldam a singularidade da experiência, enfrentando o tecnicismo e impulsionando o desenvolvimento profissional das Professoras Coordenadoras.

Abstract

The present study understands teacher's education as a humanizing, transforming, and continuing process, therefore, it is an unfinished process, which articulates personal and professional experiences within the movement of life. From this perspective, teacher's education is continuous and, within the scope of continuing education in the work context, it is the Coordinator or Pedagogical Coordinator who, primarily, supports this training. In this sense, the Coordinator, as a teacher who has pedagogical coordinator's chores, needs continuing education that meets his/her needs and, thus, he/she can obtain support to help the teachers he/she coordinates. Recent research in the area that deals with the continuing education of the Coordinator highlights the need for continuing education for the constitution and professional development of these professionals and reveals that many of the courses aimed at them, do not support their educational needs. Therefore, it is important to investigate: which kind of support and practices are considered most significant for the professional development of the Coordinators? How do the experiences of continuing education contribute to the exercise of the role of these professionals? To answer these questions, the main objective of the study is to know the experiences of continuing education of the Coordinators, understanding how these experiences are transformative of practice and significant for the professional development of these teachers. The theoretical foundation of the study comprises education as a continuing process, forged within the profession, linking to this discussion the perspective of experience, which touches and marks, articulated to the studies of professional development in which subjectivity, particularity, and the continuing perspective of the education contribute to understanding the experiences of the Coordinators who collaborate with this study. This study has a qualitative approach and semi-structured interviews were carried out with 12 Coordinators who have worked for the longest time in the position, coordinating the initial grades of elementary education and early childhood education of the municipal education network of Rio Claro (located in São Paulo State). The material produced during the interviews was audio-recorded, transcribed, and later analyzed inspired by the meaning interpretation method (GOMES, 2007), which resulted in 4 meaning groups. The first group highlighted the professional development and educational experiences of the Coordinators; the second highlighted the partnership as an essential foundation in the Pedagogical Coordination; the third revealed the theoretical appropriation as a formative experience, and the fourth presented the singular meanings of the formative experience. The interviews revealed that continuing education has been a constant pursuit in the professional development of the Coordinators, who require a dense, continuous education, based on the deepening of the theory and practice relationship, which relies on the partnerships of professional colleagues, the Higher Education Institutions teachers and the Educational Departments, promoting ongoing education that support the professionals in their needs. The study identified that the education models adopted at the national and state policies are re-signified at the local level, regardless of the concept of education adopted. The partnerships, the coming and going, the daily routine, interfere in how the professionals appropriate the education offered and support the singularity of the experience, facing the technicality and boosting the professional development of the Coordinators