Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ESTIMULAÇÃO MOTORA PARA LACTENTES FREQÜENTADORES DE CRECHES

Orientador

DENISE CASTILHO CABRERA SANTOS

Autor

LUCIANA KARLA VIANA BARROSO

Palavra chave

LACTENTE, CRECHES, INTERVENÇÃO PRECOCE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, FISIOTERAPIA

Grupo CNPQ


Programa

MS - FISIOTERAPIA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

27/10/2006

Nº Downloads

3124

Resumo

Objetivo: Verificar a influência de um protocolo de estimulação motora sobre o desempenho motor de lactentes freqüentadores de creches. Método: participaram 16 lactentes saudáveis (nascidos a termo, com peso e vitalidade ao nascer, adequados), freqüentadores de creche em tempo integral e que não haviam adquirido marcha independente no início do estudo. O protocolo de estimulação foi estruturado considerando cada trimestre do 1o ano de vida do lactente e aplicado diariamente durante dois meses, por meio de atendimento individual às crianças e orientação às cuidadoras de creche. Para avaliar o desempenho motor utilizou-se a Alberta Infant Motor Scale. As avaliações foram realizadas antes, um mês após e ao final da administração do protocolo. Resultados: a freqüência de lactentes com Z-escore = à média de referência na 1ª, 2ª e 3ª avaliação foi respectivamente 12,6%, 56,25% e 93,75%. O desempenho motor médio do grupo expresso em unidades de desvio padrão ou Z-escore foi -0,89±0,61 na avaliação inicial, 0,14±1,02 na intermediária e 0,79±1,03 na final (teste de Friedman, p=0,000). O teste de Wilcoxon com correção de Bonferroni (p-crítico=0,0166) indicou diferença significativa entre a 1ª e 2ª avaliações (p=0,003), entre a 2ª e 3ª (p=0,001) e entre a 1ª e 3ª (p=0,001). Conclusão: Os resultados indicam que o protocolo de estimulação aplicado influenciou positivamente o desempenho motor do grupo estudado. São indicativos desta influência a aproximação do Z-escore médio do grupo em direção ao Z-escore de referência e as diferenças significativas no desempenho motor entre as avaliações inicial, intermediária e final.

Abstract

Objective: To verify the influence of a motor stimulation protocol on the motor performance of healthy infants who regularly attend a day care center. Method: 16 healthy infants (who were born at term, with adequate weight and vitality) participated. The infants were in a full time day care center and had not yet begun to walk independently at the beginning of this study. The stimulation protocol was structured taking into consideration each trimester of their first year of life and applied daily for two months. It was applied personally to each child and under the supervision of the care providers at the day care unit. In order to evaluate their performance, the Alberta Infant Motor Scale was used. Evaluations were made before, one month after and at the end of the application of the protocol. Results: the frequency of infants with Z-score = in relation to the reference mean in the 1st, 2nd and 3rd evaluations was 12.6%, 56.25% e 93.75% respectively. The average motor performance of the group expressed in units of standard deviance or Z-score was 0.89±0.61 in the initial evaluation, 0.14±1.02 in the intermediate evaluation and 0.79±1.03 in the final one (Friedman test p=0.000). The Wilcoxon test with the correction of Bonferroni (p-critical=0.0166) indicated a significant difference between the 1st and the 2nd evaluations (p=0.003), between the 2nd and the 3rd (p=0.001), and between the 1st and the 3rd (p=0.001). Conclusion: The results indicate that the stimulation protocol applied positively influenced motor performance of the group under consideration. Indications for this influence are the approximation to the mean Z-score of the group towards the Z-score of reference; difference on motor performances between the initial, intermediate and final evaluations.