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Título

Processo de internacionalização de uma universidade privada no estado de Nova Iorque dos Estados Unidos

Orientador

Tânia Barbosa Martins

Autor

Marcelo da Silva Leite

Palavra chave

Internacionalização da educação. Administração das instituições de ensino superior. Processo de internacionalização

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

05/10/2021

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Resumo

O mundo está ganhando novos contornos a partir do atual processo de mundialização do capital de predominância financeira. A economia globalizada e com forte influências do neoliberalismo tem levado os governos a adotarem políticas que favorecem o capital com impactos diretos nas instituições de educação superior. A internacionalização da educação superior, que não é algo novo, tem sido praticada pelas IES como uma resposta a globalização econômica e seus efeitos na educação superior. Para implantar o processo de internacionalização, as IES necessitam formular políticas e estratégias que irão guia-las nesse processo. O objetivo desse trabalho foi analisar o processo de internacionalização da Universidade Hofstra nos Estados Unidos, considerando as estratégias organizacionais e programáticas adotadas pela instituição. O trabalho se fundamentou nas classificações sobre as abordagens de Knight (2004) e a análise da internacionalização da Hofstra foi baseado no modelo CIGE (ACE,2018). A pesquisa de campo foi realizada na Universidade Hofstra em Nova Iorque, EUA. Os resultados revelam que a Universidade Hofstra, considerando as estratégias organizacionais e programáticas adotadas pela instituição tem realizado todas as ações presentes na classificação de Knight (2004), mas não de forma amplamente satisfatória, devido a limitação de investimento financeiro nas ações de internacionalização. Observou-se que a principal razão da internacionalização é a econômica, apesar de existirem as razões acadêmica, política e cultural. Em relação à análise do processo da internacionalização da Hofstra que foi realizado com base no modelo de internacionalização CIGE, identificou-se que a instituição não possui um processo de internacionalização que possa ser considerado um processo total como é proposto pelo modelo CIGE.

Abstract

The world is gaining new contours from the current globalization process of predominantly financial capital. The globalized economy and strong influences of neoliberalism has led governments to adopt policies that favor capital with direct impacts on higher education institutions. The internationalization of higher education, which is nothing new, has been practiced by HEIs as a response to economic globalization and its effects on higher education. To implement the internationalization process, HEIs need to formulate policies and strategies that will guide them in this process. The objective of this work was to analyze the process of internationalization of Hofstra University in the United States, considering the organizational and programmatic strategies adopted by the institution. The work was based on Knight's (2004) classifications of approaches and the analysis of Hofstra's internationalization was based on the CIGE model (ACE, 2018). The field research was carried out at Hofstra University in New York, USA. The results reveal that Hofstra University, considering the organizational and programmatic strategies adopted by the institution, has carried out all the actions present in the Knight classification (2004), but not in a way. largely satisfactory, due to limited financial investment in internationalization actions. It was observed that the main reason for internationalization is economic, although there are academic, political and cultural reasons. Regarding the analysis of Hofstra's internationalization process, which was carried out based on the CIGE internationalization model, it was identified that the institution does not have an internationalization process that can be considered a total process as proposed by the CIGE model.