Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Estudos de gênero e construção coletiva de saberes e prática

Orientador

Luciana Haddad Ferreira

Autor

Ana Caroline Franco

Palavra chave

Estudo de gênero. Gênero na escola. Gênero e educação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/02/2021

Nº Downloads

184

Resumo

Esta é uma pesquisa de intervenção que investiga a compreensão que se tem a respeito das vivências relacionadas ao estudo de gênero no chão da escola. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo compreender as conjunturas e as dificuldades referentes ao estudo de gênero que são vivenciadas no contexto escolar, partindo dos registros produzidos por profissionais da educação, do interior do estado de São Paulo, em encontros promovidos em um curso de extensão. Nesta pesquisa, busca-se responder qual é a importância da discussão e do estudo de gênero no contexto educacional, e como as práticas sociais contribuem para o reconhecimento da igualdade de gênero. A dissertação é ancorada nas perspectivas defendidas por autores do campo dos estudos de gênero em educação, pautada nos princípios humanistas e fundamentada pela metodologia narrativa, à luz da Teoria Histórico-Cultural. A formação proposta, situada na prática, possibilitou a participação de profissionais no processo de construção do conhecimento de maneira coletiva. Em vista disso, a análise do material produzido no curso, respaldada pelo paradigma indiciário, possibilitou a criação de três eixos, a saber: turbulências que representam nossas lutas e angústias; trabalho coletivo que enfatiza como é potente trabalhar em conjunto, priorizando o diálogo; e práticas pedagógicas, que é realizar aquilo que estudamos e acreditamos, por meio da construção coletiva de saberes, com o intuito de unir a teoria à prática. A partir da análise de tais registros compreendemos que o chão da escola ainda conserva preconceito e intolerância, entretanto, é um meio potente de transformação social que pode reverter essa realidade, e promover a luta por igualdade de gênero e pelo respeito à diversidade. Por meio dessa formação foi possível ressignificar o eu, assim, com uma interpretação de sentido transformada, essa sensibilização refletiu na prática pedagógica.

Abstract

This is an intervention research that investigates the understanding of the experiences related to the study of gender in the school. Therefore, this study aims to understand the circumstances and difficulties related to the study of gender that are experienced in the school context, starting from the records produced by education professionals from Piracicaba and region in meetings promoted in an extension course. The research aimed to answer what the importance of the discussion and study of gender in the educational context is, and how social practices contribute to the recognition of gender equality. The dissertation is anchored in the perspectives defended by authors in the field of gender studies in education, based on humanist principles and the narrative methodology, in the light of the Historical-Cultural Theory. Such training, situated in practice, enabled the participation of professionals in the collective process of knowledge construction. Therefore, the analysis of the material produced in the course, supported by the evidential paradigm, made it possible to create three axes: turbulences that represent our struggles and anxieties; collective work that emphasizes how powerful it is to work together, prioritizing dialogue; and pedagogical practices, which is to accomplish what we study and believe, through the collective construction of knowledge, in order to unite theory to practice. From the analysis of such records, we understand that the school still retains prejudice and intolerance, however, it is a powerful means of social transformation that can reverse this reality and promote the fight for gender equality and respect for diversity. Through this training it was possible to reframe the self, thus, with a transformed meaning interpretation, this awareness reflected in pedagogical practice.