Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING - SIM - NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS

Orientador

MILTON VIEIRA JUNIOR

Autor

PRISCILA MARIA DOS ANJOS RANGEL

Palavra chave

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING, PEQUENA EMPRESA, NOVOS PRODUTOS, INDÚSTRIA.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

05/09/2006

Nº Downloads

29294

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar a utilização do Sistema de Informações de Marketing – SIM - no processo de desenvolvimento de novos produtos em cinco empresas industriais de pequeno porte na Região Metropolitana de Campinas. O trabalho apresenta um estudo da bibliografia pertinente ao SIM e ao Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, sendo concluído com o estudo de múltiplos casos nas cinco empresas selecionadas.

Abstract

The aim of this thesis is to evaluate the use of Marketing Information System - MIS - during development process of new products in five small industrial companies in Campinas Metropolitan Region. The work presents a study of the pertinent bibliography of MIS and about the development process of new products, being concluded with the study of multiple cases at the five selected companies.