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Título

Captação e retenção de alunos em uma instituição de ensino superior: análise bayesiana de dados de comissão própria de avaliação

Orientador

João Batista de Camargo Junior

Autor

Jardel Rodrigues Marques de Lima

Palavra chave

Teorema de Bayes. Captação e retenção de alunos. Instituição de Ensino Superior. Comissão Própria de Avaliação

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/02/2020

Nº Downloads

475

Resumo

A captação e a retenção de alunos nos cursos de graduação têm sido consideradas como importantes desafios para a gestão acadêmica e financeira das Instituições de Ensino Superior (IES), pois elas necessitam coletar, estruturar e disponibilizar a seus gestores informações fidedignas sobre esses processos. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo identificar a influência dos fatores que compõem a avaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) sobre a captação e a retenção de alunos em uma IES particular do noroeste de Minas Gerais sob uma perspectiva bayesiana. Procedeu-se a uma revisão da literatura, a partir da qual foram enunciados os seguintes pressupostos: (1) a captação e a retenção de alunos requerem um conjunto de estratégias e operações que são desenvolvidas por uma IES, com objetivo de atrair pessoas, transformando-as em alunos matriculados; (2) todo processo está sujeito a grandes ou pequenas variações. Tal fato faz com que cada elemento seja único e tenha particularidades que o torna diferente de todos os outros, embora, às vezes, pareçam semelhantes. Assim, o trabalho se qualifica como exploratório descritivo sobreposto a uma análise de dados quantitativos e qualitativos. Após serem identificados os fatores de influência da CPA sobre a captação e retenção de alunos, realizou-se uma análise secundária dos relatórios da CPA por meio da estruturação de uma Rede Bayesiana para demonstrar as relações condicional das variáveis. A parte qualitativa refere-se a comparar os desafios apresentados na revisão bibliográfica desta dissertação com achados nos relatórios da CPA. Dentre os eixos avaliados, destaca-se o Eixo 4 – Políticas de Gestão, que compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira). Desse modo, a CPA tem criado uma sistematização no sentido de se aproximar dos gestores de modo a assegurar a aplicabilidade dos processos avaliativos. Com o propósito de garantir a qualidade do ensino, a instituição analisada utiliza os resultados da autoavaliação para promover mudanças nos processos de captação e de retenção de alunos apresentados como nível de satisfação e insatisfação. Dos resultados obtidos, percebeu-se maior influência nos desafios confiança, reputação da marca, valor da mensalidade, facilidade na obtenção de estágios e professores com mestrado e doutorado. Como desafio atual de alcance interno, compreende-se que é de fundamental importância alicerçar a cultura da participação ativa dos alunos no processo avaliativo de forma mais espontânea. Concluiu-se que, no processo de desdobramento do plano estratégico da IES, é necessário manter a coerência dos objetivos nos diversos níveis da CPA, o que fortalece a efetiva conexão entre as partes para a criação de sinergia, a fim de assegurar o alinhamento organizacional. Acredita-se que essa perspectiva possa colaborar para a ampliação das fronteiras estratégicas da IES no processo de captação e retenção de alunos.

Abstract

The capture and retention of students in undergraduate courses has been considered as important challenges for the academic and financial management of Higher Education Institutions (HEIs), as they need to collect, structure and make available to their managers reliable information about these processes. In this sense, the study aimed to identify the influence of the factors that make up the evaluation of the Own Evaluation Commission (CPA) on the uptake and retention of students in a particular IES in the northwest of Minas Gerais under a Bayesian perspective. A literature review was carried out, based on which the following assumptions were made: (1) attracting and retaining students requires a set of strategies and operations that are developed by an HEI, in order to attract people, transforming them in enrolled students; (2) the whole process is subject to large or small variations. This fact makes each element unique and has particularities that make it different from all the others, although, at times, they seem similar. Thus, the work qualifies as exploratory-descriptive superimposed on an analysis of quantitative and qualitative data. After identifying the factors influencing the CPA on attracting and retaining students, a secondary analysis of the CPA reports was carried out by structuring a Bayesian Network to demonstrate the conditional relationships of the variables. The qualitative part refers to comparing the challenges presented in the bibliographic review of this dissertation with findings in the CPA reports. Among the axes evaluated, Axis 4 - Management Policies stands out: it comprises the dimensions 05 (Personnel Policies), 06 (Organization and Management of the Institution) and 10 (Financial Sustainability). Thus, CPA has created a systematization in order to approach managers in order to ensure the applicability of evaluation processes. In order to guarantee the quality of teaching, the Institution uses the results of self-assessment to promote changes in the processes of recruitment and retention presented as levels of satisfaction and unsatisfaction. From the results obtained, we perceive the greatest influence on the challenges: trust, brand reputation, monthly fees, ease in obtaining internships and professors with master's and doctorate degrees. As a current challenge of internal reach, it is of fundamental importance to support the culture of active participation of students in the evaluation process in a more spontaneous way. It is concluded that the process of unfolding the IES strategic plan, it is necessary to maintain the coherence of the objectives at the different levels of the CPA, strengthening the effective connection between the parties for the creation of synergy, in order to ensure the organizational alignment. It is believed that this perspective can collaborate to expand the strategic frontiers of the HEI for the capture and retention of students.