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Título

Motivação e desempenho dos funcionários em uma unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica no interior de Minas Gerais

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Luzimar Bruno Ferreira

Palavra chave

Motivação. Desempenho no trabalho. Satisfação. Teorias motivacionais.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/02/2020

Nº Downloads

368

Resumo

Analisou-se a importância e a relação dos fatores motivacionais dos trabalhadores no seu desempenho profissional, a fim de contribuir com uma visão analítica sobre possíveis entraves para o desenvolvimento de uma unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Trata-se de um estudo de caso, de caráter quali-quantitativo, cuja amostra formou-se por quarenta e nove funcionários desse setor hospitalar. Constatou-se que a motivação de seus colaboradores interfere diretamente no seu desempenho e na qualidade dos serviços prestados. Pesquisou-se sobre as teorias motivacionais e a contribuição da motivação para o trabalho desses profissionais da saúde. Verificou-se que os gestores precisam estar atentos para fornecer feedback aos seus colaboradores. Por sua vez, faz-se necessário que o setor de Recursos Humanos ofereça avaliações periódicas do desempenho dos funcionários. Com relação à instituição, precisa oferecer uma infraestrutura que garanta a qualidade de vida dos seus funcionários durante o tempo que permanecem na unidade de saúde, pois isso repercute na qualidade dos atendimentos aos pacientes. Para tais constatações foram aplicados questionários que permitiram o levantamento dos dados interpretados à luz das teorias existentes sobre o tema abordado.

Abstract

The importance and the relationship of the motivational factors of the workers in their professional performance were analyzed, in order to contribute with an analytical view on possible obstacles for the development of a Neonatal and Pediatric Intensive Care unit. It is a case study, of a qualitative and quantitative character, whose sample was formed by forty-nine employees from this hospital sector. It was found that the motivation of its employees directly interferes with their performance and the quality of the services provided. Research on motivational theories and the contribution of motivation to the work of these health professionals was investigated. It was found that managers need to be attentive to provide feedback to their employees. In turn, it is necessary for the Human Resources sector to offer periodic assessments of employee performance. With regard to the institution, it needs to offer an infrastructure that guarantees the quality of life of its employees during the time they stay in the health unit, as this affects the quality of patient care. For such findings, questionnaires were applied that allowed the survey of data interpreted in the light of existing theories on the topic addressed.