Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Mídias sociais, ferramentas de marketing para prospecção de pacientes de acupuntura

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Pollyanna Ferreira Martins Garcia Pimenta

Palavra chave

Marketing. Rede social. Influenciador digital e acupuntura.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

28/02/2020

Nº Downloads

267

Resumo

As mídias sociais como ferramenta importante para a viabilização das estratégias de marketing, tem sido indispensáveis para esclarecimento e desenvolvimento de organizações de saúde. As necessidades humanas, em suas dimensões, estão na origem de prestação de serviços. Utilizar efetivamente as tecnologias digitais como uma ferramenta de marketing significa partir para a ação, criando uma estratégia de marketing ativa, garantindo que ela seja executada, e que seus resultados sejam efetivos. Este estudo sugere investigar a eficácia do uso das mídias sociais na adesão da prática de Acupuntura pelos clientes/pacientes. Com a escolha da temática, foram realizadas leituras iniciais e levantamentos dos materiais que auxiliaram o desenvolvimento do trabalho, o que permitiu definir a pesquisa de campo e bibliográfica como técnicas de coleta de dados, adequadas, ao alcance dos objetivos propostos. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa e descritiva exploratória, com a aplicação de questionários à indivíduos com a idade variando entre 18 até acima de 63 anos, moradores da cidade de Paracatu – MG, localizada na microrregião denominada Noroeste do Estado de Minas Gerais. Pode-se concluir que, a partir do estudo desenvolvido nesta pesquisa, o objetivo principal de toda busca pelo marketing através das redes sociais, viabiliza a prospecção de pacientes para o tratamento da acupuntura. A utilização integrada dos influentes digitais também é um canal de comunicação com o público, pois é possível segmentar e direcionar os esforços de divulgação para o consumidor que realmente está interessado no atendimento promovido pela acupuntura.

Abstract

Social media as an important tool for making marketing strategies feasible has been indispensable for clarifying and developing health organizations. Human needs, in their dimensions, are at the origin of service provision. Effectively using digital technologies as a marketing tool means taking action, creating an active marketing strategy, ensuring that it is executed, and that its results are effective. This study suggests investigating the effectiveness of using social media in adhering to the practice of acupuncture by clients / patients. With the choice of the theme, initial readings and surveys of the materials that helped the development of the work were carried out, which allowed to define the field and bibliographic research as data collection techniques suitable to achieve the proposed objectives. The research was carried out in a quantitative and qualitative and exploratory descriptive manner, with the application of questionnaires to individuals aged between 18 and above 63 years old, residents of the city of Paracatu - MG, located in the microregion called Northwest of the State of Minas Gerais . It can be concluded that, through the study developed in this research, the main objective of all search for marketing through social networks, enables the prospecting of patients for the treatment of acupuncture. The integrated use of digital influencers is a powerful communication channel with the public, through which it is possible to segment and direct the dissemination efforts to the consumer who is really interested in the service promoted by acupuncture