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Título

A contribuição das metodologias ativas na formação do acadêmico de medicina e na motivação para o desenvolvimento de suas competências: estudo de caso em uma IES do noroeste de Minas Gerais

Orientador

Yeda Cícera Osvaldo

Autor

Mariana Batista de Andrade Oliveira

Palavra chave

Atitude. Competência. Conhecimento. Habilidade. Metodologias ativas. Motivação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

01/01/2020

Nº Downloads

290

Resumo

A competência é concebida no trinômio conhecimentos, habilidades e atitudes que maximizam o desempenho dos profissionais e afetam o desenvolvimento das tarefas que lhes são imputadas. O trabalho propõe-se avaliar a contribuição das metodologias ativas no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e motivação das atitudes dos acadêmicos de medicina de uma IES do Noroeste de MG. Neste intento, elucida uma pesquisa descritiva, adequada quando se pretende descrever as características de eventos ou fatos e o pesquisador tem interesse em avaliar a atuação prática, de modo que se consiga registrar e descrever a visão e motivação dos alunos sobre o curso de medicina e se a forma de abordagem das disciplinas é adequada para a formação integral do estudante. Com tais finalidades, a pesquisa bibliográfica e de campo são escolhidas como o procedimento técnicos mais adequado, a primeira para que se tenha o aporte teórico e fundamentação confiável, e a segunda por ser ideal para conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema, para então se avaliar qualiquantitativamente, usando a estatística descritiva para apoiar uma interpretação subjetiva, a contribuição das metodologias ativas no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e motivação das atitudes dos acadêmicos. Na formação dos médicos a competência designa capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, com utilização dos recursos disponíveis, e exprimindo-se em iniciativas e ações que traduzem desempenhos capazes de solucionar, com pertinência, oportunidade e sucesso, os desafios que se apresentam à prática profissional, em diferentes contextos. Desta forma, é imperativo a formação de profissionais competentes que atendam às exigências das Diretrizes Curriculares, padrões internacionais de qualidade e anseios da sociedade pela maior efetividade do direito à saúde. Justamente por isso, as instituições de ensino superior vêm alterando suas propostas pedagógicas, os papéis de alunos e professores estão sendo redesenhados com a visão da educação se expandindo para além da capacitação básica, estimulando a inovação, a criatividade e a solução prática dos problemas, superando o modelo tradicional de ensino e abrindo as portas para as metodologias ativas, mediante as quais o docente medeia a construção do conhecimento, apresentando o problema e estimulando os discentes a buscar soluções, questionando, participando e buscando informações. São vários os benefícios desse modelo, as os principais são a capacitação dos alunos para o aprender a aprender, de forma a conseguirem buscar o conhecimento de forma autônoma e continua, o que permite o desenvolvimento das habilidades necessárias para solução de problemas em diversos contextos. Ademais, nesse modelo o aluno assume o protagonismo de sua aprendizagem e é impulsionado a agir na busca dos resultados requeridos na prática da medicina, ou seja, ele fomenta o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades e incita as atitudes, elementos que consubstanciam a competência de um profissional. Os resultados indicam o grande benefício das metodologias ativas como potencializadoras do desenvolvimento na competência dos acadêmicos, o que demonstra a grande importância da temática devido a importância da competência para formação do médico.

Abstract

Competence is conceived in the trinomial knowledge, skills and attitudes that maximize the performance of professionals and affect the development of the tasks that are attributed to them. The work proposes to evaluate the contribution of active methodologies in the development of knowledge, skills and motivation of the attitudes of medical students from a HEI in the Northwest of MG. In this attempt, it elucidates a descriptive research, adequate when it is intended to describe the characteristics of events or facts and the researcher is interested in evaluating the practical performance, so that it is possible to register and describe the students' vision and motivation about the medical course and if the way of approaching the subjects is adequate for the integral education of the student. For such purposes, bibliographic and field research are chosen as the most appropriate technical procedure, the first to have a theoretical contribution and reliable foundation, and the second because it is ideal for obtaining information and knowledge about a problem, for then to evaluate qualitatively, using descriptive statistics to support subjective interpretation, the contribution of active methodologies in the development of knowledge, skills and motivation of students' attitudes. In the training of doctors, competence means the ability to mobilize knowledge, skills and attitudes, using available resources, and expressing themselves in initiatives and actions that translate performances capable of solving, with pertinence, opportunity and success, the challenges that are presented to professional practice in different contexts. Thus, it is imperative to train competent professionals who meet the requirements of the Curriculum Guidelines, international quality standards and society's longings for greater effectiveness of the right to health. Precisely for this reason, higher education institutions have been changing their pedagogical proposals, the roles of students and teachers are being redesigned with the vision of education expanding beyond basic training, stimulating innovation, creativity and the practical solution of problems, overcoming the traditional teaching model and opening the door to active methodologies, through which the teacher mediates the construction of knowledge, presenting the problem and encouraging students to seek solutions, questioning, participating and seeking information. There are several benefits of this model, the main ones being the training of students to learn how to learn, in order to be able to seek knowledge autonomously and continuously, which allows the development of the necessary skills for solving problems in different contexts. Furthermore, in this model the student takes the lead in his learning and is driven to act in search of the results required in the practice of medicine, that is, he fosters the development of knowledge and skills and incites attitudes, elements that substantiate the competence of a professional. The results indicate the great benefit of active methodologies as enhancing development in the competence of academics, which demonstrates the great importance of the theme due to the importance of competence in the training of doctors.