Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A PRESENÇA DE RUÍDO AMBIENTAL E A QUALIDADE DA VOZ DO PROFESSOR EM UMA ESCOLA CENECISTA

Orientador

CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA

Autor

JAQUELINE MARIA OLIANI IJUIM

Palavra chave

UNITERMOS: VOZ, RUÍDO EM AMBIENTE ESCOLAR, SAÚDE PROFISSIONAL DO PROFESSOR

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

11/09/2006

Nº Downloads

1570

Resumo

A poluição sonora vem crescendo assustadoramente nas últimas décadas. Nossas escolas estão inseridas nesta poluição - ruído do tráfego, ambientes escolares mal planejados, crianças mais barulhentas. Neste contexto escolar encontramos o professor e sua voz. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre ambiente escolar ruidoso e alterações vocais. Foi caracterizada como estudo de caso, cujo enfoque foi uma escola cenecista de Campo Grande, localizada em local de grande tráfego automotivo.. Para a realização da pesquisa avaliou-se o ambiente escolar, aspectos da prática pedagógica desenvolvida, a medição do ruído externo e interno da escola de diversos ambientes em vários horários, e os 13 professores do Ensino Fundamental I responderam a uma entrevista com perguntas abertas e fechadas sobre ruído e voz. Na apresentação e análise dos resultados optou-se pelo detalhamento de cada sala de aula do Ensino Fundamental, analisando suas características físicas e acústicas, as atividades que alunos e professores realizavam no momento da medição do ruído na sala de aula e estes dados foram relacionados ao material coletado na entrevista feita com os professores. Os resultados indicam que a escola desenvolve suas atividades pedagógicas apoiada em um referencial interativo (professor/alunos e alunos entre si) para a construção de conhecimentos; apresenta níveis de intensidade sonora de médio para alto, o que interfere mais em algumas salas de aula do que em outras. O ruído nas salas de aula também foi considerado alto em várias ocasiões. A maioria dos professores tem percepção deste ruído alto, mas não o relacionam com prejuízos na voz, estando mais preocupados com a interferência deste ruído no processo de aprendizagem e com questões auditivas. A análise acústica da estrutura escolar mostrou que não há preocupação com a vedação do som. Em relação à voz do professor, foi observado que muitos reclamam de rouquidão, o que implica em alterações vocais. Podemos concluir que nesta escola, mesmo com uma abordagem pedagógica interativa, na qual a voz do professor não é tão exigida, ela é afetada pelo alto ruído ambiente, mas que também outros aspectos da vida dos professores precisariam ser contemplados para uma análise mais definitiva sobre a qualidade vocal deles e suas atividades na escola.

Abstract

The sonorous pollution has been growing frightfully in the last decades. Our schools are inserted in this pollution - traffic noise, school environments badly planned, noisy children. Inside this school context we find the professor and his voice. This research had as objective to verify the relation between noisy school environment and vocal changes. It was characterized as study case, whose approach was a cenecist school of Campo Grande, located in a great car traffic place. For the research accomplishment, it was evaluated the school environment, aspects of developed pedagogical practice, the measurement of external and internal noise of the school in several environments and schedules, and 13 teachers of elementary school answered to an interview with open and closed questions about noise and voice. In the presentation and analysis of the results it was opted detailing of each classroom of elementary school, analyzing its physical and acoustics characteristics, the activities that pupils and professors carried through at the moment of the measurement of the noise in the classroom and these data had been related to the collected material in the interview made with the teachers. The results show that the school develops its pedagogical activities supported in an interactive referencial (teachers/pupils and pupils themselves) for the knowledge building; it presents sonorous intensity of medium for high levels, it intervenes in some classrooms more than in others. The classrooms noise was also considered high in some occasions. Mostly of the teachers have perception of this high noise, but they do not relate it with damages in the voice, being worried about the interference of this noise in the learning process and about listening questions. The acoustics analysis of the school structure showed that there's no worries about sealing the sound. About the teacher's voice, it was observed that many complain about roarse, what results in vocal alterations. We can conclude that in this school, even with an interactive pedagogical approach, when the voice of the teacher is not so demanded, it is affected by the high ambient noise, but also other aspects of the teacher's life would need to be contemplated for a more definitive analysis about their vocal quality and their school activities.