Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Desenvolvimento de um aplicativo web responsivo para construção do conhecimento em biomecânica

Orientador

Guanis de Barros Vilela Junior

Autor

Carlos Henrique Prevital Fileni

Palavra chave

Análise biomecânica. Análise cinética. Análise cinemática.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

22/02/2021

Nº Downloads

292

Resumo

Introdução: A Biomecânica, especialmente nos cursos de graduação e de pós graduação lato sensu em educação física, fisioterapia e áreas correlatas, usualmente, e historicamente foi sempre apresentada enquanto um simulacro da Biomecânica, na maioria das vezes, a mesma era (e continua sendo) apresentada aos alunos com conteúdo quase que exclusivamente oriundos da Cinesiologia. Apesar da evidente diferença entre Cinesiologia e Biomecânica, até hoje, na maioria dos cursos o ensino da biomecânica deixa muito a desejar, no que se refere, à qualidade dos conteúdos veiculados. Os sistemas hipermídia representam um conjunto de materiais didáticos disponibilizados virtualmente que podem atender à carência de materiais educativos para o ensino e aprendizagem da biomecânica. Objetivo: criar um aplicativo para plataformas Android e iOS intitulado Desvendando a Biomecânica para a construção de conhecimento relativo à aplicação da análise anátomo-funcional, cinemática e cinética dos movimentos selecionados. Métodos: As aquisições filmográficas foram realizadas com uma câmera digital Sony Cyber-Shot dsc-h400 e uma câmera GoPro hero 3 Plus, com taxas de aquisição de dados entre 30 Hz e 240 Hz, dependendo do movimento realizado. Foram aplicados recursos de animação sobre as imagens através do software After Effects da Adobe®. Foi utilizada uma tela de Chromakey, cor verde, para posterior edição dos vídeos e fotos. O mesmo contempla conceitos de Cinemática, Cinética, Anátomo-funcionais, sendo que o conteúdo é acessado de forma altamente interativo, através de pequenos textos, vídeos, imagens e áudios, relativos às aplicações biomecânicas, nas mais diversas modalidades esportivas, recreativas, dentre outras. Resultados e Discussão: A partir de análise anátomo funcionais, cinemática e cinética foi descrito os movimentos que cada complexo articular realiza, destacando aspectos cinemáticos e cinéticos para cada gesto locomotor que compõem o repertório das várias modalidades esportivas. Foi realizada a descrição detalhada de cada movimento analisado, quais os principais músculos envolvidos em cada um deles, além da aplicação e explicação com exemplos de conceitos relativos às Leis de Newton e princípios fundamentais da dinâmica. Conclusão: O estudo buscou analisar modalidades da cultura brasileira e mundial, possibilitando formar um material pedagógico que possibilite a construção de conhecimento em biomecânica com foco em atividades da cultura fitness, reabilitativa e esportiva. O mesmo possibilitará uma análise do gesto locomotor através de imagens e vídeos explicativos, com explicações anátomo-funcionais, cinemáticas e cinéticas.

Abstract

Introduction: Biomechanics, especially in undergraduate and graduate lato sensu courses in physical education, physiotherapy and related areas, usually, and historically, has always been presented as a simulacrum of Biomechanics, in most cases, the same era (and remains) presented to students with content almost exclusively from Kinesiology. Despite the evident difference between Kinesiology and Biomechanics, until today, in most courses, the teaching of biomechanics leaves much to be desired, with regard to the quality of the contents conveyed. Hypermedia systems represent a set of didactic materials available virtually that can meet the shortage of educational materials for the teaching and learning of biomechanics. Objective: to create an application for Android and iOS platforms entitled Unraveling Biomechanics for the construction of knowledge related to the application of kinematic and kinetic analysis of selected movements. Methods: Film acquisitions were performed with a Sony Cyber-Shot dsc-h400 digital camera and a GoPro hero 3 Plus camera, with data acquisition rates between 30 Hz and 240 Hz, depending on the movement performed. Animation features were applied to the images using Adobe® After Effects software. A green chromakey screen was used for later editing of videos and photos. The same covers functional Kinematics, Kinetics, and Anatomical concepts, and the content is accessed in a highly interactive way, through small texts, videos, images and audios, related to biomechanical applications, in the most diverse sports, recreational modalities, among others. Results and Discussion: From the functional anatomical, kinematic and kinetic analysis, the movements that each joint complex performs are described, highlighting kinematic and kinetic aspects for each locomotor gesture that make up the repertoire of various sports. A detailed description of each movement analyzed was performed, which are the main muscles involved in each of them, in addition to the application and explanation with examples of concepts related to Newton's Laws and fundamental principles of dynamics. Conclusion: The study sought to analyze modalities of Brazilian and world culture, making it possible to form pedagogical material that enables the construction of knowledge in biomechanics with a focus on fitness, rehabilitation and sports culture activities. It will allow an analysis of the locomotor gesture through explanatory images and videos, with anatomical-functional, cinematic and kinetic explanations.