Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Fatores operacionais que dificultam a entrega de encomendas dentro do prazo na etapa de distribuição física: estudo de caso em um centro de entregas de encomendas dos Correios

Orientador

João Batista de Camargo Junior

Autor

Luciano Silva

Palavra chave

Fatores operacionais. Tecnologia da informação e comunicação. Atraso na entrega.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

25/03/2021

Nº Downloads

294

Resumo

O crescimento progressivo da população urbana das últimas décadas faz com que aumente a necessidade da entrega de todos os tipos de mercadorias e serviços nas cidades. Assim, a atividade de entrega de encomendas nos centros urbanos torna-se importante tanto para suprir as necessidades das pessoas como para fornecer insumos paras as empresas. Por outro lado, os atrasos na entrega de encomendas podem provocar frustrações e desconfiança na relação entre clientes e fornecedores e com isso prejudicar o crescimento das vendas e comprometer a fidelização dos consumidores. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo levantar os principais fatores operacionais que dificultam a entrega de encomendas dentro do prazo na etapa de distribuição física em um Centro de Entregas de Encomendas dos Correios. A coleta dos dados foi realizada com base em entrevistas com aplicação de questionários semiestruturado contando com a participação de sete funcionários diretamente ligados com a entrega de encomendas. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que os fatores operacionais que dificultam a entrega dentro do prazo na etapa de distribuição física estão relacionados à falta de investimentos em recursos de TIC, excesso de tempo gasto nas atividades do fluxo interno e deficiências na manutenção de veículos.

Abstract

The progressive growth of the urban population in recent decades has increased the need for the delivery of all types of goods and services in cities. Thus, the activity of parcel delivery in urban centers becomes important both to meet the needs of people and to provide inputs for companies. On the other hand, delays in the delivery of orders can cause frustrations and distrust in the relationship between customers and suppliers, thereby hampering sales growth and compromising consumer loyalty. In light of this, the present work aims to raise the main operational factors that make it difficult to deliver orders on time in the physical distribution stage at a Postal Delivery Center. Data collection was carried out based on interviews with the application of semi-structured questionnaires with the participation of seven employees directly connected with the delivery of orders. The results found in the research point out that the operational factors that hinder the delivery on time in the physical distribution stage are related to the lack of investments in ICT resources, excessive time spent in the internal flow activities and deficiencies in vehicle maintenance.