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Título

O perfil do consumidor de vinho em confrarias na região noroeste paulista

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Suéllen Danúbia da Silva

Palavra chave

Confrarias de vinho. Comportamento do consumidor. Decisões de compra.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

10/02/2021

Nº Downloads

280

Resumo

As confrarias de vinho surgiram em Portugal, sendo a França a precursora em seu desenvolvimento. A pesquisa teve como objetivo analisar o perfil do comportamento do consumidor de confrarias de vinho da região Noroeste Paulista. Como metodologia, empregou-se o método misto (quali-quantitativo) de natureza descritiva com levantamento bibliográfico, apoiado em análise quantitativa de seus resultados, e estudo exploratório para o desenvolvimento da pesquisa, visto que há poucos estudos sobre confrarias de vinho no Brasil. Utilizou-se a escala de envolvimento de compra de Slama e Tashchian para obtenção dos principais resultados da pesquisa e análise de correlação, o que permitiu a identificação das proximidades dos padrões de comportamento. A amostragem por conveniência no Noroeste Paulista considerando as cidades de São José do Rio Preto e Votuporanga possibilitou identificar a informalidade presente nas confrarias brasileiras, o que dificulta o desenvolvimento de pesquisas. Os confrades de vinho da região não seguem o rigor documental dos estrangeiros, pois o importante para eles é ter reuniões com amigos, degustar o vinho e enriquecer o conhecimento da bebida. Entre os principais resultados, constatou-se que o consumidor de vinhos está preocupado com seus investimentos, dedica determinado tempo para obter o bem, o produto ou serviço, não se fideliza a rótulos, e sim a marcas, ou seja, a quem produziu o vinho, e possui interesses específicos em suas compras.

Abstract

Wine fraternities arose in Portugal, with France being the precursor in their development. The research aimed to analyze the consumer behavior profile of wine fraternities in the Northwest region of São Paulo. As a methodology, we used the mixed method (quali-quantitative) of a descriptive nature with bibliographic survey, supported by a quantitative analysis of its results, and an exploratory study for the development of the research, since there are few studies on wine confraternities in Brazil. The purchase involvement scale of Slama and Tashchian was used to obtain the main results of the research and correlation analysis, which allowed the identification of the proximity of the behavior patterns. Convenience sampling in the Northwest of São Paulo considering the cities of São José do Rio Preto and Votuporanga made it possible to identify the informality present in the Brazilian brotherhoods, which hinders the development of research. The wine confreres in the region do not follow the documentary rigor of foreigners, as the important thing for them is to have meetings with friends, taste the wine and enrich the knowledge of the drink. Among the main results, it was found that the wine consumer is concerned with his investments, devotes a certain amount of time to obtain the good, the product or service, does not stick to labels, but to brands, that is, to those who produced the wine. wine, and has specific interests in their purchases.