Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Estratégia de diversificação horizontal: um estudo em empresas gráficas da região metropolitana de Campinas – SP

Orientador

João Batista de Camargo Junior

Autor

Marcos Leite de Araujo

Palavra chave

Processos de impressão. Indústria gráfica. Estratégia de diversificação horizontal.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

27/10/2020

Nº Downloads

235

Resumo

Esta dissertação teve como objetivo identificar como a diversificação horizontal dos processos de impressão é utilizada em empresas gráficas da Região Metropolitana de Campinas-SP. O estudo empírico considerou uma amostra de cinco empresas gráficas pertencentes a esta região, que utilizam o processo de impressão offset e adotaram essa estratégia de diversificação. O método utilizado é considerado exploratório e qualitativo, em um estudo múltiplo de casos. Os dados coletados, principalmente por entrevistas semiestruturadas, foram tratados e analisados com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas.ti 8. A principal razão para a diversificação dos processos de impressão encontrada na pesquisa foi para compensar a queda na produção do sistema tradicional. A diversificação horizontal foi adotada nas empresas pesquisadas como principal procedimento para manter as vendas e aumentar as margens de lucro. Segundo os achados do estudo, atualmente a maioria dos investimentos nessas empresas estão focados em novos processos de impressão. Entre as principais dificuldades encontradas pelas empresas estão a falta de recursos financeiros, conhecimento e mão de obra qualificada. O estudo apontou também que as empresas utilizam a diversificação horizontal e dirigida ao mesmo mercado. A diversificação também possibilitou as empresas aprendizagem e conhecimento sobre o seu mercado consumidor. Entretanto, verificou-se que existem poucos envolvidos externos na gestão estratégica. Ao tecer a comparação entre os dados das empresas, alguns padrões foram observados. Entre eles destacam-se que a partir de 2014 intensificou-se a diversificação do processo offset para os digitais, inicialmente com os processos de impressão a laser e posteriormente a plotter. Considera-se que a principal descoberta dessa pesquisa é que grande parte das empresas gráficas que diversificam utilizam a terceirização. Dessa forma, compreende-se que o mercado de impressão digital, laser e plotter, está em expansão.

Abstract

This dissertation aimed to identify how the horizontal diversification of printing processes is used in printing companies in the Metropolitan Region of Campinas-SP. The empirical study considered a sample of five printing companies belonging to this region, which use the offset printing process and adopted this diversification strategy. The method used is considered exploratory and qualitative, in a multiple case study. The data collected, mainly through semi-structured interviews, were treated and analyzed with the aid of qualitative data analysis software Atlas.ti 8. The main reason for the diversification of the printing processes found in the research was to compensate for the drop in the production of the system traditional. Horizontal diversification was adopted in the companies surveyed as the main procedure to maintain sales and increase profit margins. According to the study's findings, most investments in these companies are currently focused on new printing processes. Among the main difficulties encountered by companies is the lack of financial resources, knowledge and qualified labor. The study also pointed out that companies use horizontal diversification aimed at the same market. Diversification also enabled companies to learn and know about their consumer market. However, it was found that there are few external Involved in strategic management. When making a comparison between company data, some patterns were observed. Among them, it is noteworthy that from 2014 onwards, the diversification of the offset process towards the digital ones intensified, initially with laser printing processes and later with the plotter. It is considered that the main discovery of this research is that a large part of the graphic companies that diversify use outsourcing. Thus, it is understood that the digital printing, laser and plotter market is expanding.