Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Capacidades dinâmicas em empresas brasileiras que atuam no mercado internacional

Orientador

Imaculada de Lima Montebello

Autor

Paulo Roberto Palauro

Palavra chave

Capacidades dinâmicas. Dependência do caminho. Aprendizado. Empreendedorismo. Ambidestria. Capacidade absortiva. Exploration e exploitation. Qualitativa.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

31/08/2022

Nº Downloads

231

Resumo

Tese escrita através de uma dinâmica Qualitativa, por meio da interpretação do discurso de alguns executivos envolvidos com a estratégia empresarial dessas empresas, sendo algumas Sociedades Anônimas de Capital fechado, que se aventuram no mercado internacional com o objetivo de examinar o comportamento dos mecanismos geradores das Capacidades Dinâmicas nas atividades internacionais, com a finalidade de identificar diferenças na dotação de recursos geradores de vantagem competitiva duradouros, com a finalidade de gerar apontamentos conceituais para orientar empresas que queiram se aventurar no mercado internacional, na Perspectiva da Teoria das Capacidades Dinâmicas. Trata-se também este trabalho da construção de um modelo conceitual teórico, abrangendo quatro variáveis que compõem as Capacidades Dinâmicas. As vantagens competitivas das empresas que atuam no Mercado Internacional em movimentos de mão dupla, advêm de diferentes mecanismos de formação das Capacidades Dinâmicas, ou ainda através da combinação desses mesmos mecanismos, tornando cada empresa única.

Abstract

Thesis written through a Qualitative dynamic by means of the interpretation of some executives speech involved with the business strategy of these companies, some of which are Privately Held Corporations, venturing into the international market with the objective of examining the behavior of the mechanisms that generate the Dynamic Capabilities in international activities, for the sake of identify differences in the allocation of resources that generate lasting competitive advantage, in order to generate conceptual notes to guide companies that want to venture into the international market, from the perspective of the Dynamic Capabilities Theory. This work is also about the construction of a theoretical conceptual model, covering four variables that make up the Dynamic Capabilities. The competitive advantages of companies that operate in the International Market in a two-way movement come from different formation mechanisms of Dynamic Capabilities, or even through the combination of these same mechanisms, making each company unique.