Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Experiência Estética Infantil: arte, brincadeira e narrativas de resistências

Orientador

Luciana Haddad Ferreira

Autor

Fernanda Ferreira de Oliveira

Palavra chave

Experiência estética. Educação infantil. Arte. Narrativas. Pandemia.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/10/2022

Nº Downloads

183

Resumo

O presente doutorado busca compreender as experiências estéticas infantis de um grupo de crianças pequenas da educação infantil pública de Piracicaba. Essas experiências são advindas da relação das/os pequenas/os com proposituras artísticas por meio de uma curadoria organizada por min, no contexto do ambiente virtual forçado pela pandemia Covid19. Frente as proposituras artísticas as crianças se constituíram capazes de produzir reações estéticas que foram contadas via áudios, vídeos e desenho usando o WhatsApp de seus familiares como suporte. Os sentidos estéticos produzidos pelas/os pequenas/os por meio das suas sensibilizações e criações foram considerados por mim como Narrativas de Resistências, evidenciando a importância da criação estética infantil frente a uma sociedade plasmada e produtivista que impões desde a infância, principalmente a empobrecida, uma formação mecanizada para servir as lógicas do capital. Para desenvolver reflexões sobre o tema apoiei-me em conhecimentos teóricos metodológicos que orientam a compreender e interpretar de forma crítica essas narrativas como, a Pesquisa Narrativa que se desenvolve na forma de investigar narrativamente, na elaboração e exposição das fontes a partir da valorização da experiência narrativa das crianças. Esse modo de fazer pesquisa visa compreender e interpretar as experiências do sujeito na relação com a investigação, por isto, foi possível dialogar com dois movimentos em articulação: Paradigma Indiciário que se baseia na compreensão e decifração os indícios quase que imperceptíveis, e que permite interpretar a realidade através de características menos vistosas, de sintomas, detalhes, pormenores, e fontes marginais do qual considero relevante ao fazer relação com as particularidades estéticas das crianças ricas em pistas quase que invisíveis. O outro movimento é a Hermenêutica alegórica fragmentária benjaminiana- que colaborou nos modos de perceber e expor as narrativas inventivas das crianças que são fontes fragmentárias e alegóricas. E é a partir da minha compreensão e interpretação narrativa, indiciária e alegórica fragmentária, que teci possíveis diálogos entre a recepção estética infantil com Benjamin e Vigotski a partir de suas teorias sobre as criações e invenções infantis, concepção de infância, de brincadeira e sobre a criança na relação com a experiência estética com a arte. As/Os leitoras/es entraram também em contato com as possíveis lições aprendidas nesse processo que sinalizam a importância da escuta sobre os saberes estéticos produzidos pelas crianças pequenas participantes da pesquisa, tudo organizado em Catálogos singulares, interdependentes e conversantes, tecidos em intrigas poéticas em que podem lidos independentemente de onde começar

Abstract

This doctorate seeks to understand the aesthetic experiences of a group of young children in public early childhood education in Piracicaba. These experiences come from the relationship of the children with artistic propositions through a curatorship organized by min, in the context of the virtual environment forced by the Covid-19 pandemic. Facing the artistic propositions, the children were able to produce aesthetic reactions that were told through audios, videos, and drawings using their families' WhatsApp as a support. The aesthetic meanings produced by the little ones through their sensitizations and creations were consideredby me as Narratives of Resistance, highlighting the importance of the children's aesthetic creation in face of a molded and productivist society that imposes on children, especially the impoverished ones, a mechanized training to serve the capital's logic. In order to develop reflections on the theme, I relied on theoretical and methodological knowledge that guide us to understand and interpret these narratives in a critical way, such as Narrative Research, which is developed in the form of investigating narratives, in the elaboration and exposition of sources from the valorization of the narrative experience of children. This way of doing research aims to understand and interpret the experiences of the subject in relation to the investigation, so it was possible to dialogue with two movements in articulation: the Indicative Paradigm, which is based on understanding and deciphering the almost imperceptible clues, and which allows us to interpret reality through less visible characteristics, symptoms, details, details, and marginal sources, which I consider relevant when making a relationship with the aesthetic peculiarities of children rich in almost invisible clues. The other movement is the Benjaminian-fragmentary allegorical hermeneutics that collaborated in the ways of perceiving and exposing the inventive narratives of children that are fragmentary and allegorical sources. And it is from my understanding and interpretation of narrative, indicative and allegorical fragmentary, that I wove possible dialogues between children's aesthetic reception with Benjamin and Vygotsky from their theories about children's creations and inventions, conception of childhood, of play, and about the child in relation to the aesthetic experience with art. The readers also cameinto contact with possible lessons learned in this process that signal the importance of listening to the aesthetic knowledge produced by the young children participating in the research, all organized in singular, interdependent, and converting catalogs,woven into poetic intrigues that can be read no matter where you start.