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Título

Estratégias e testes de avaliação do desenvolvimento motor de lactentes utilizados em serviços de fisioterapia pediátrica

Orientador

Denise Castilho Cabrera Santos

Autor

Gislaine Maria Zago

Palavra chave

Desenvolvimento do lactente. Lactente. Fisioterapia. Desempenho sensório-motor.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

24/08/2022

Nº Downloads

144

Resumo

É crescente a necessidade de instrumentos de avaliação que contemplem informações específicas para a Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica que possibilitem a avaliação acurada do desenvolvimento motor nos primeiros anos,com vistas a identificação e intervenção precoce.O objetivo do estudo foi conhecer quais estratégias e testes de avaliação do desenvolvimento motor do lactente são utilizados em serviços de Fisioterapia Pediátrica. Tratou-se depesquisa descritivae de abordagem quantitativa. Para isso foi utilizado um questionário online direcionado a fisioterapeutas que atuam na área de Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica. A amostra foi do tipo não-probabilística, selecionada por conveniência e incluiu 124 fisioterapeutas.O questionário continha questões sobre características dos respondentes, percepção do conhecimento, frequência de uso e acessoa testes padronizados. Os achados indicaram que 93,50% dos entrevistados eram do sexo feminino, 50,81% eram da região Sudeste, principalmente do Estado de São Paulo.A maioriapercebia seu conhecimento sobre testes padronizados de bom a muito bom, no entanto, a maioria não conhecia bem as características psicométricas dos testes. Os testes e avaliações mais conhecidos foram o Gross Motor Function Measure (GMFM), a Alberta Infant Motor Scale(AIMS) e o Teste de Triagem de Denver. A maioria considerouimportante o uso de testes padronizados, associandoesses a roteiros de avaliação dos serviços e indicou usar com frequência testes padronizados. Os testes mais utilizados foram o GMFM e AIMS. A maioriaconsiderouos testes determinantes para orientar a prática clínica e indicou o aspecto econômico como limitador para a capacitação e aquisição de testes. A conclusão do estudo é que os fisioterapeutas que atuam na área de Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica utilizam um número restrito de testes, associam testes a roteiros de avaliação criados no serviço, tem conhecimento restrito sobre características psicométricas e apontam limitações econômicas para se capacitarem e utilizarem testes padronizados. Com esses dados espera-se contribuir para o conhecimento das práticas profissionais relacionadas a avaliação do desenvolvimento motor de lactentes, contribuindo para a qualidade das intervenções nos serviços de Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica.

Abstract

There is an increasing need for assessment tools that include specific information for Pediatric Neurofunctional Physiotherapy, enabling accurate assessment of motor development in the early years of a child’s life, with a view to early identification and intervention.The aim of the study was to find out which strategies and tests to assess infant motor development are used in Pediatric Physical Therapy services.It was a descriptive research with a quantitative approach. For this, an online questionnaire directed to physical therapists who work in the area of Pediatric Neurofunctional Physiotherapy was used. The sample was non-probabilistic, selected for convenience and included 124 physical therapists. The questionnaire contained questions about respondents' characteristics, perception of knowledge, frequency of use and access to standardized tests.The findings indicated that 93.50% of the respondents were female, 50.81% were from Southeast region, mainly from São Paulo State. Most perceived their knowledge of standardized tests from good to very good, however, most did not know well the psychometric characteristics of the tests.The best-known tests were the Gross Motor Function Measure (GMFM), the Alberta Infant Motor Scale (AIMS) and the Denver Screening Test. Most considered it important to use standardized tests, associating them with the work place evaluation scripts and indicated frequent use of standardized tests. The most used tests were the GMFM and AIMS. The majority considered the standardized tests crucial to guide clinical practice and indicated the economic aspect as a limiting factor for the training and acquisition of tests. The conclusion of the study is that physical therapists working in the area of Pediatric Neurofunctional Physiotherapy use a restricted number of tests, associate tests with assessment scripts created in the service, have limited knowledge about psychometric characteristics and point out economic limitations to train and use standardized tests. With these data, it is expected to contribute to the knowledge of professional practices related to the assessment of the motor development of infants, contributing to the quality of interventions in Pediatric Neurofunctional Physiotherapy services.