Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Cenários e estratégias mercadológicas para o setor automotivo brasileiro em função da eletromobilidade e do uso de energia renovável

Orientador

Nadia Kassouf Pizzinatto

Autor

Renata Aparecida Forato

Palavra chave

Eletromobilidade. Setor sucroenergético. Cenários. Estratégias.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

06/12/2022

Nº Downloads

162

Resumo

O setor automotivo tem grande relevância econômica, social, e ambiental para o país, compondo juntamente como o setor sucroenergético e o governo uma Tríade que, no contexto atual de mudanças climáticas, busca por uma matriz energética limpa, renovável e que proporcione segurança no abastecimento e interliga os interesses de ambos os setores e o governo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo elaborar cenários e propor estratégias mercadológicas para o setor automotivo, a partir da introdução de uma nova tecnologia, a eletromobilidade, considerando a oferta de energia renovável do país. A elaboração de estratégias foi definida a partir da verificação dos impactos desta nova tecnologia automotiva no mercado brasileiro e as respectivas ações do setor em questão. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, que buscou por meio de uma revisão de literatura, pesquisa documental em dados secundários, que inclui entrevistas com profissionais do setor, responder ao problema. Assim foi realizada uma análise macroambiental, que resultou na elaboração de dois cenários para 2030, e com a aplicação da Matriz Produto Mercado de Ansoff, propôs-se estratégias mercadológicas mais adequadas a cada cenário apresentado, como investimentos em infraestrutura de recarga e parcerias com setor sucroenergético para fornecimento de bioenergia, descarbonização, segurança e conectividade, design e sofisticação, facilitação da interface com tecnologia embarcada. Estas estratégias são meios de reagir à disrupção do setor automotivo e esta pesquisa ressalta a abrangência e complexidade dos fatores envolvidos que necessitam de estudos que promova o desenvolvimento sustentável em todas suas dimensões e contribua com a preservação dos recursos naturais e da vida humana.

Abstract

The automotive sector has great economic, social and environmental relevance for the country, forming together with the sugar-energy sector and the government a Triad that, in the current context of climate change, seeks a clean, renewable energy matrix that provides security of supply and links the interests of both sectors and the government. Thus, this work aims to develop scenarios and propose marketing strategies for the automotive sector, based on the introduction of a new technology, electromobility, considering the country's renewable energy supply. The elaboration of strategies was defined from the verification of the impacts of this new automotive technology in the Brazilian market and the respective actions of the sector in question. This is an exploratory, descriptive study, with a qualitative approach, which sought to respond to the problem through a literature review, documentary research on secondary data, which includes interviews with professionals in the sector. Thus, a macroenvironmental analysis was carried out, which resulted in the elaboration of two scenarios for 2030, and with the application of Ansoff's Market Product Matrix, more appropriate marketing strategies were proposed for each scenario presented, such as investments in recharge infrastructure and partnerships with the sector sugarcane to supply bioenergy, decarbonization, security and connectivity, design and sophistication, facilitating the interface with embedded technology. These strategies are means of reacting to the disruption of the automotive sector and this research highlights the scope and complexity of the factors involved that require studies that promote sustainable development in all its dimensions and contribute to the preservation of natural resources and human life