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Título

Análise de produções empíricas do ensino integral em escolas públicas no Brasil - uma revisão sistemática de literatura

Orientador

Pedro Bordini Faleiros

Autor

Jakeline Greice Rodrigues Pereira

Palavra chave

Ensino integral. Revisão sistemática. Escolas de horário integral. Ensino fundamental e médio

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/10/2022

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121

Resumo

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, o Ensino Integral propõe a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. Por ser uma proposta relativamente recente para a educação no país, ainda há muito para ser desenvolvido, no entanto é importante que uma análise do conhecimento produzido na área possa ser feita. Nesse sentido, é importante questionar como se configura o ensino integral nas escolas de tempo integral pelo Brasil. O objetivo do estudo foi analisar as produções empíricas que investigaram e discutiram o Ensino Integral no Brasil, no período de 2011 a 2022. Como metodologia foi empregada uma revisão sistemática de literatura, sendo o Portal Periódico Capes utilizado como fonte de busca. Os seguintes critérios de inclusão foram definidos: estudos empíricos sobre o tema “Ensino Integral”, realizados em escolas. Feita a seleção prévia, os artigos selecionados foram lidos integralmente. Ao todo 6 artigos foram analisados, com base nos critérios definidos pela pesquisa. Mesmo que escasso, os artigos investigaram uma variedade de assuntos relacionados ao Ensino integral e discutem a dicotomia entre o ensino integral e o tempo integral, assim conseguiram demonstrar como se configura o ensino integral em espaços escolares sob diferentes aspectos e perspectivas. Contudo, tantas outras ou as mesmas necessidades e exigências oriundas da própria comunidade escolar necessitam ser investigadas com diferentes critérios para uma mais delimitada configuração do ensino integral dentro desses espaços escolares pelo Brasil.

Abstract

According to the 2014 National Education Plan (PNE), Integral Education proposes to extend the time students stay in school. As it is a relatively recent proposal for education in the country, there is still much to be developed, however it is important that an analysis of the knowledge produced in the area can be carried out. In this sense, it is important to question how integral education is configured in full-time schools in Brazil. The objective of the study was to analyze the empirical productions that investigated and discussed Integral Education in Brazil, from 2011 to 2022. As a methodology, a systematic literature review was used, with the Capes Periódico Portal being used as a search source. The following inclusion criteria were defined: empirical studies on the theme “Integral Education”, carried out in schools. After the previous selection, the selected articles were read in full. A total of 6 articles were analyzed, based on the criteria defined by the research. Even if scarce, the articles investigated a variety of subjects related to Full-time Education and discussed the dichotomy between fulltime and full-time teaching, thus managing to demonstrate how full-time teaching is configured in school spaces from different aspects and perspectives. However, so many other or the same needs and requirements arising from the school community itself need to be investigated with different criteria for a more delimited configuration of comprehensive education within these school spaces in Brazil.