Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O jogo como recurso pedagógico em aulas de matemática: um olhar a partir da teoria histórico-cultural

Orientador

Carolina José Maria

Autor

Lilian Cristina Martins

Palavra chave

Teoria histórico-cultural. Matemática. Jogo. Ensino fundamental (primeiro ciclo).

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

24/08/2022

Nº Downloads

133

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo entender o processo de ampliação da compreensão dos conceitos das operações da adição e subtração por alunos de um segundo ano do Ensino Fundamental, à medida que propõe um jogo enquanto recurso pedagógico, a partir de uma reflexão sob o prisma da Teoria Histórico-cultural. Sendo a pesquisadora também professora dessa turma de alunos, participaram do estudo 20 crianças com idade entre 7 a 8 anos de uma escola pública estadual paulista. O trabalho de campo se dividiu em três fases: levantamento dos entendimentos prévios dos alunos acerca de números, adição e subtração; construção de um jogo por parte dos alunos com a orientação da professora-pesquisadora e a prática do jogo com intervenções pedagógicas nas quais os alunos pudessem desenvolver formulações e estratégias para alcançar o objetivo do jogo que envolvia os conceitos da adição e subtração. Durante as aulas de matemática, os dados foram coletados por meio de diário de campo da professora-pesquisadora, filmagens de vídeos e gravações de áudios, que permitiram captar e compreender os entendimentos e as relações que ocorreram. A construção das análises, que nos possibilitaram entender a ampliação da compreensão dos conceitos investigados, foi alinhada considerando especial atenção aos processos em detrimento dos resultados, processo em constante movimento em que emergem às partes que compõe a totalidade, baseado na construção de uma investigação explicativa. Desse modo buscou-se responder a seguinte questão: Quais indícios apontam para a ampliação da compreensão dos conceitos das operações de adição e subtração por alunos de um segundo ano do Ensino Fundamental quando utilizado um jogo como recurso pedagógico? A investigação permitiu evidenciar os entendimentos iniciais dos alunos acerca de números, adição e subtração; concluir a construção do jogo por parte dos alunos e desenvolver com a prática do jogo, através das intervenções, os conceitos científicos matemáticos intencionados. Os dados apontaram indícios de que a utilização do jogo como recurso pedagógico em aulas de matemática, integrado à mediação adequada do professor, oportunizando um ambiente para interações, pode auxiliar a ampliação da compreensão de conceitos ensinados na escola. Ainda, espera-se que este estudo possa apresentar contribuições para discussões que envolvem os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nessa etapa da Educação Básica.

Abstract

The present research aims to understand the process of expanding the understanding of the concepts of operations of addition and subtraction by students of a second year of Elementary School, as it proposes a game as a pedagogical resource, from a reflection under the prism of Historical-cultural theory. As the researcher is also a teacher of this group of students, 20 children aged 7 and 8 years from a state public school participated in the study, whose names were replaced for ethical reasons. Fieldwork was divided into three phases: survey of students' previous understandings about numbers, addition and subtraction; construction of a game by the students with the guidance of the teacher-researcher and the practice of the game with pedagogical interventions where the students could, through interaction with each other and with the teacher-researcher, develop formulations and strategies to achieve the objective of the game that involve the concepts of addition and subtraction. During math classes, data were collected through a field diary of the teacher-researcher, video footage and audio recordings, which allowed capturing and understanding the understandings and relationships that occurred. The construction of the analyses, which allowed us to understand the broadening of the understanding of the investigated concepts, was aligned considering special attention to the processes to the detriment of the results, a process in constant movement where the parts that make up the totality emerge, based on the construction of an explanatory investigation. In this way, we sought to answer the following question: What evidence points to the expansion of understanding of the concepts of addition and subtraction operations by students of a second year of Elementary School when using a game as a pedagogical resource? The investigation made it possible to highlight the students' initial understanding of numbers, addition and subtraction; complete the construction of the game by the students and develop with the practice of the game, through the interventions, the intended mathematical scientific concepts. The data showed evidence that the use of the game as a pedagogical resource in mathematics classes, integrated with the teacher's appropriate mediation, providing an environment for interactions, can help to broaden the understanding of concepts taught at school. Still, it is expected that this study can present contributions to discussions that involve the teaching and learning processes of mathematical concepts at this stage of Basic Education.