Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Psicanálise e educação na universidade brasileira

Orientador

Josué Adam Lazier

Autor

Suzane dos Santos Costa

Palavra chave

Psicanálise. Educação. Campo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/02/2022

Nº Downloads

146

Resumo

A presente pesquisa, tem como objetivo, apresentar um panorama das produções de conhecimento entre os campos da psicanálise e da educação no espaço da universidade brasileira. Para tanto, utilizamos o método do paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989) para o levantamento e mapeamentos dessas produções, bem como para a organização do banco de dados desta pesquisa. A revisão de literatura nos mostra um caminho histórico de inserção da psicanálise na universidade brasileira e sua relação com as mais diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, a psicologia, letras, filosofia e a própria educação. A consolidação de uma área e a busca por reconhecimento não somente com os pares, impulsiona a psicanálise no diálogo com essas outras áreas do conhecimento. Isto posto, pensamos na apresentação da consolidação deste campo entre psicanálise e educação, a partir da leitura de Pierre Bourdieu (1998), com sua ideia de que uma área só se mantém ativa, se estiver em diálogo com outras, só assim, alcançará um status de reconhecimento e validade. O panorama apresentado segue um movimento espiral de representação das produções acadêmicas em psicanálise e educação na universidade brasileira hoje, com o foco para as publicações mais recentes – entendidas aqui como nos últimos cinco anos-. Neste momento, também pensamos a apresentação não apenas por territorialidade, programas, grupos, departamentos, mas também, pelos temas produzidos acerca da interseção desses dois campos. Por fim, conclui-se que há a concentração das produções em psicanálise e educação na universidade centram-se na região Sudeste do país, bem como, sua maior parte encontra-se na Universidade de São Paulo (USP). Vale ressaltar que chegamos a esse resultado devido ao critério de tratamento dos dados utilizado, explicado no capítulo terceiro dessa dissertaçao, o que por sua vez, não apaga as outras pesquisas como sendo não relevantes para área, apenas não couberam no recorte dessa pesquisa. Portanto, pensamos aqui na intersecção desses dois campos, psicanálise e educação, como uma das formas de se pensar as relações e os efeitos por ela produzidos.

Abstract

The present research aims to present an overview of the production of knowledge between the fields of psychoanalysis and education in the space of the Brazilian university. For that, we used the method of the evidentiary paradigm proposed by Carlo Ginzburg (1989) for the survey and mapping of these productions, as well as for the organization of the database of this research. The literature review shows us a historical path of insertion of psychoanalysis in the Brazilian university and its relationship with the most diverse areas of knowledge, such as psychology, letters, philosophy and education itself. The consolidation of an area and the search for recognition not only with peers, drives psychoanalysis in the dialogue with these other areas of knowledge. That said, we think about the presentation of the consolidation of this field between psychoanalysis and education, from the reading of Pierre Bourdieu (1998), with his idea that an area only remains active, if it is in dialogue with others, only then will it reach a recognition status and validity. The panorama presented follows a spiral movement of representation of academic productions in psychoanalysis and education in Brazilian universities today, with a focus on the most recent publications - understood here as in the last five years -. At this point, we also think about the presentation not only by territoriality, programs, groups, departments, but also by the themes produced about the intersection of these two fields. Finally, it is concluded that there is a concentration of productions in psychoanalysis and education at the university centered on the Southeast region of the country, as well as, most of them are found at the University of São Paulo (USP). It is worth mentioning that we arrived at this result due to the data treatment criteria used, explained in the third chapter of this dissertation, which, in turn, does not erase the other researches as not being relevant to the area, they just did not fit in the scope of this research. Therefore, we think here of the intersection of these two fields, psychoanalysis and education, as one of the ways of thinking about the relationships and the effects produced by it.