Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Liderança positiva: percepção do aluno formando do curso de administração de empresa

Orientador

Yeda Cícera Oswaldo

Autor

Rossard Ribeiro de Oliveira

Palavra chave

Administração. Liderança. Liderança positiva.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

07/10/2021

Nº Downloads

205

Resumo

Segundo o premiado líder americano Jack Welch, você precisa mudar, de preferência antes de ser forçado a mudar. As teorias sobre liderança não ficam para traz, as mudanças nos conceitos das teorias e dos estilos de liderança vêm acompanhando a história da humanidade culminando no momento atual em rápidas transformações. Esta pesquisa focou exatamente na questão de saber o quanto o gestor tem ou não clareza sobre essas transformações e se a formação acadêmica, que o habilita a ser um líder, propriamente dito, oferece a noção clara da grande função de liderança com sólida base nas diferentes lideranças. No entanto, esta pesquisa selecionou e deu maior atenção na “Liderança Positiva”. Para tanto, os alunos formandos no curso de Administração de Empresa de duas Instituições no Estado de São Paulo foram o público-alvo para que se coletassem dados que suportassem a investigação e oferecessem subsídios para análises e conclusões para essa pesquisa. A pesquisa constou de duas partes, sendo a primeira uma revisão da literatura sobre liderança, realçando a Liderança Positiva, e a segunda parte com a aplicação de um questionário sobre “Avaliação Perspectiva de Liderança Positiva” adaptado com o tempo verbal no futuro, tendo como fonte o livro Leadership Positive de Kim Cameron (2008). Como resultado, foi possível constatar que apesar de não ser disciplina curricular oficialmente em grade formal, os alunos formandos participantes do levantamento, apresentaram uma boa percepção no conhecimento global para a prática da “Liderança Positiva”, sendo que a maioria evidenciou conhecimento sobre os domínios da “Liderança Positiva”, o que pode demonstrar que as organizações possuem líderes capazes de desenvolver uma liderança que promova a virtuosidade nos indivíduos, nos negócios e nas filosofias e credos organizacionais.

Abstract

According to award-winning American leader Jack Welch, you need to change, preferably before you are forced to change. Theories about leadership are not left behind, changes in the concepts of theories and leadership styles have been following the history of humanity culminating in the current moment in fast transformations. This research focused precisely on the question of knowing how much the manager is or is not clear about these transformations and whether the academic training, which enables him to be a leader, itself, offers a clear notion of the great role of leadership with a solid basis in the different leaders. However, this studies selected and gave greater attention to “Positive Leadership”. To this end, students graduating from the Business Administration course at two institutions in the State of São Paulo were the target audience for collecting data that would support the investigation and offer subsidies for analysis and conclusions for this research. The analyses consisted of two parts, the first being a review of the literature on leadership, emphasizing Positive Leadership, and the second part consisting in the application of a questionnaire on "Perspective Assessment of Positive Leadership" adapted with the verb tense in the future, having as a source Kim Cameron's book Leadership Positive (2008). As a result, it was possible to verify that, despite not being an officially formal curriculum subject, the graduating students participating in the survey showed a good perception of global knowledge for the practice of "Positive Leadership, with the majority showing knowledge about the domains of “Positive Leadership”, it can demonstrate that organizations have leaders able of developing leadership that promotes virtuosity in individuals, in business and in organizational philosophies and creeds.