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Título

Influência do alinhamento cultural no desdobramento das estratégias de negócios e portfólio de projetos em empresas multinacionais

Orientador

Milton Vieira Junior

Autor

Edson Souza de Alencar

Palavra chave

Cultur*. Business Strateg*. Portfolio Project Management. Muntinational compan*

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

18/02/2022

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3

Resumo

Aspectos culturais influenciam sobremaneira as ações realizadas pelas organizações, sendo importantes para o sucesso ou fracasso de iniciativas de melhoria. Esta pesquisa foi efetuada com o objetivo de analisar os principais fatores de Alinhamento cultural entre as Estratégias de negócio e os seus desdobramentos por meio dos portfólios de projeto em multinacionais para potencializar o seu entendimento pelas organizações durante a implementação de suas estratégias de negócio. O trabalho foi inicialmente embasado na observação de lacunas apontadas, principalmente, pelos autores Hofstede (2011) e Srivirannaboon e Milosevic (2006), em que após a análise da atualidade e representatividade delas por uma pesquisa exploratória inicial foi observado um campo de pesquisa não explorado no contexto do Alinhamento cultural entre as estratégias de negócio e o seu desdobramento nas empresas multinacionais. Com a fundamentação partindo de uma profunda revisão bibliográfica, complementada por uma análise bibliometrica com o foco de observar os aspectos da Cultura em um ambiente de negócios das empresas multinacionais, foi efetuada a identificação dos principais domínios culturais e dos fatores culturais secundários que possibilitam que a Cultura gere impacto no desdobramento das estratégias. As saídas dessa análise de fatores levaram a geração de um constructo com dois elementos principais (alinhamento cultural e desdobramento de estratégias de negócio) e apresentadas duas hipóteses: 1) O alinhamento cultural tem interferência nas estratégias de negócio, 2) Fatores culturais específicos influenciam diretamente as estratégias de negócios e abordagens especificas desses fatores devem ser observadas no estabelecimento dessas estratégias. Posteriormente, foi efetuada uma analise qualitativa por meio da Análise de arvore de falhas (FTA, do ingles fault tree analysis) para a indicação dos mecanismos causadores dos fatores e a posterior Realização de uma Survey que teve o intuito de validar o modelo proposto quantitativamente por meio da análise com o uso do software de Modelagem Estrutural de Equações (em ingles, structural equations modelling). Os resultados da análise quantitativa mostraram uma significância de 96,2% para a primeira hipótese (interferência do alinhamento cultural no desdobramento da estratégia de negócios), enquanto que na segunda hipótese os principais fatores formadores do alinhamento cultural foram: Aversão ao risco de ações (16,4%), a Comunicação (16,3%), a Abordagem de Gênero (15,6%), a Permissividade (15,1%), a Interferência emocional (14,8)%, o Distanciamento social (14,2%) e o Tempo de resposta a ação, com (13,4%).

Abstract

Cultural aspects greatly influence the actions taken by organizations, being important for the success or failure of improvement initiatives. This research was carried out with the objective of analyzing the main factors of cultural alignment between business strategies and their consequences through project portfolios in multinationals to enhance their understanding by organizations during the implementation of their business strategies. The work was initially based on the observation of gaps pointed out, mainly, by the authors Hofstede (2011) and Srivirannaboon e Milosevic (2006), where after analyzing the relevance and relevance of the same by an initial exploratory research, an unexplored field of research was observed. in the context of cultural alignment between business strategies and their impact on multinational companies. Based on a through bibliographic review, complemented by a bibliometric analysis with a focus on observing aspects of Culture in a business environment of multinational companies, and by a systematic review, the identification of the main cultural domains and cultural factors was carried out, that enable Culture to impact the strategies deployment. The outputs of this factor analysis led to the generation of a construct with two main elements (cultural alignment and deployment of business strategies) and presented two hypotheses: 1) Cultural alignment interferes with business strategies, 2) Specific cultural factors directly influence business strategies; Specific approaches to these factors should be taken into account when establishing these strategies; Subsequently, a qualitative analysis was carried out using Fault Tree Analysis (FTA) to indicate the causative mechanisms of the factors and the subsequent realization of a survey that aimed to quantitatively validate the proposed model by through the analysis with the use of Structural Equations Modeling software, and thus indicate which formative factors interacted statistically between cultural alignment and business strategies in multinational companies. The quantitative results showed a significance of 96.2% for the first hypothesis (cultural alignment interference in the business strategy deployment), while in the second hypothesis the main factors that formed the cultural alignment were: Aversion to the risk (16.4%), Communication (16.3%), Gender (15.6%), Permissiveness (15.1%), Emotional Interference (14.8)%, Social Distancing (14 .2%) and the Action time, with (13.4%).