Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A educação ecossocialista do novo movimento global por justiça climática e social

Orientador

Cesar Romero Amaral Vieira

Autor

Cornélio Raiumundo Mucachie

Palavra chave

Educação. Ecossocialismo. Movimento Sociais. Justiça climática. Justiça social.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

16/12/2021

Nº Downloads

214

Resumo

A tese tem como objetivo central, compreender como o novo movimento global por justiça climática e social, como um movimento social educa. A partir do enfoque ético-político-filosófico de libertação, o estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referenciais teórico-metodológicos, os pressupostos centrais do método analético, referência da filosofia de libertação. Nessa abordagem, a analética ou anadialética (ou para além da dialética), enquanto momento positivo da dialética, parte do outro enquanto livre, como um além do sistema da totalidade, que parte, então, de sua palavra, da revelação do outro e que confiado em sua palavra, atua, trabalha, serve e cria. A abordagem utilizada procurou dialogar com as contribuições educativas do novo movimento global climático e social, por meio de chaves de leituras que contribuíram para dar maior visibilidade à educação ecossocialista, como alternativa ao contexto atual de crise socioambiental, marcado por danos colaterais de desigualdades sociais e na multiplicação de vítimas climáticas. Na práxis do movimento global climático, que foi denominado como educação ecossocialista do novo movimento global por justiça climática e social, reverbera uma proposta para uma nova sociedade, envolvendo mudança do atual modelo civilizatório antropocêntrico, monocultural e patriarcal, de crescimento sem fim e de guerras sistemática contra os fatores que tornam possível a vida no planeta. Para este movimento, militar pelo clima não é um voluntarismo ingênuo, mas sim, uma reivindicação necessária pelas causas mais profundas da vida e da plausibilidade de pensar e construir outros mundos ecologicamente possíveis. Portanto, os avanços da tese foram a de revelar o papel da educação ecossocialista forjada no interior do novo movimento global por justiça climática e social, com intuito da construção de um novo projeto societal, ecologicamente sustentável.

Abstract

The thesis aims to understand how the new global movement for climate and social justice, as a social movement, educates. From the ethical-political-philosophical focus of liberation, the study was carried out through a bibliographical and documental research, having as theoretical-methodological references, the central presuppositions of the analetic method, reference of the liberation philosophy. In this approach, analetics or anadialectics (or beyond dialectics), as a positive moment of dialectics, starts from the other as free, as one beyond the system of totality, which then starts from its word, from the revelation of the other and that trusted in his word, he acts, works, serves and creates. The approach used sought to dialogue with the educational contributions of the new global climate and social movement, through key readings that contributed to giving greater visibility to ecosocialist education, as an alternative to the current context of socio-environmental crisis, marked by collateral damage from social inequalities and in the multiplication of climate victims. In the praxis of the global climate movement, which was called ecosocialist education of the new global movement for climate and social justice, reverberates a proposal for a new society, involving change from the current anthropocentric, monocultural and patriarchal civilization model, of endless growth and wars against the factors that make life on the planet possible. For this movement, military for the climate is not a naive voluntarism, but a necessary demand for the deeper causes of life and for the plausibility of thinking and building other ecologically possible worlds. Therefore, the advances of the thesis were to reveal the role of ecosocialist education forged within the new global movement for climate and social justice, with the aim of building a new societal project, ecologically sustainable.