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Título

Potenciais benefícios oriundos da aplicação do Lean Office no trabalho híbrido: oportunidades para agilizar e simplificar sua implantação

Orientador

Fernando Celso de Campos

Autor

Marco Aurélio dos Santos Diniz

Palavra chave

Lean Office. Implementação. Revisão sistemática de literatura. Método DELPHI. Processo administrativo. Home office.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

03/03/2022

Nº Downloads

221

Resumo

A filosofia Lean consiste em eliminar os desperdícios, retirando os processos que não agregam valor ao fluxo de produção. Advinda originalmente do setor automobilístico, tem abrangido todos os setores de inúmeras organizações públicas, privadas e além do ambiente fabril, vem sendo aplicado em ambientes administrativos. Desse modo surgiu o Lean Office (escritório enxuto), que se baseia na aplicação dos princípios e ferramentas provenientes do Lean Manufacturing nas atividades administrativas das organizações. O presente trabalho tem como objetivo analisar o Lean Office (LO) buscando identificar novas oportunidades, tendências, principais dificuldades e elementos impulsionadores para sua implantação de modo simplificado, ágil e no contexto de trabalho administrativo para um modelo híbrido. O método de pesquisa adotado foi uma revisão sistemática da literatura (RSL) e Método DELPHI. A RSL foi realizada no período de 10 anos (jul./2010 a jul./2021) identificando-se principais autores, periódicos mais relevantes, principais tópicos de pesquisa, bem como as tendências de implantação. Desse processo de RSL, 28 artigos mais citados foram selecionados, com 15 elementos principais identificados para desenvolvimento e manutenção do LO. A seguir foi aplicado o Método DELPHI, para investigar por meio da opinião de especialistas e práticos o grau de concordância desses elementos e obter uma melhor compreensão da atualidade na implementação do LO. Resultou numa contribuição acadêmica sobre LO do ponto de vista dos elementos pertencentes ao processo e suas tendências. Para os profissionais, resultou na evidência de fatores do LO que agregam resultados positivos à aprendizagem organizacional. O possível impacto deste trabalho para a sociedade é auxiliar os gestores das empresas a direcionar melhor seus esforços na gestão de seus escritórios servindo como uma diretriz auxiliando no desenvolvimento e na manutenção de cada um dos pilares mencionados. A conclusão é que existe uma grande oportunidade de aplicação do LO nas organizações, principalmente, em termos de trabalho híbrido.

Abstract

The Lean philosophy consists of eliminating waste, removing processes that do not add value to the production flow. Originally from the automotive sector, it has covered all sectors of numerous public and private organizations and, in addition to the manufacturing environment, has been applied in administrative environments. Thus emerged the Lean Office (lean office), which is based on the application of principles and tools from Lean Manufacturing in the administrative activities of organizations. The present work aims to analyze the Lean Office (LO) seeking to identify new opportunities, trends, main difficulties and driving elements for its implementation in a simplified, agile way and in the context of administrative work for a hybrid model. The research method adopted was a systematic literature review (RSL) and DELPHI Method. The RSL was carried out over a period of 10 years (Jul./2010 to Jul./2021) identifying main authors, most relevant journals, main research topics, as well as implementation trends. From this RSL process, 28 most cited articles were selected, with 15 key elements identified for the development and maintenance of the LO. Then, the DELPHI Method was applied to investigate, through the opinion of experts and practitioners, the degree of agreement of these elements and obtain a better understanding of the current situation in the implementation of the LO. It resulted in an academic contribution on LO from the point of view of the elements belonging to the process and its tendencies. For professionals, it resulted in evidence of LO factors that add positive results to organizational learning. The possible impact of this work for society is to help company managers to better direct their efforts in the management of their offices, serving as a guideline assisting in the development and maintenance of each of the mentioned pillars. The conclusion is that there is a great opportunity for the application of LO in organizations, mainly in terms of hybrid work.