Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A coordenação pedagógica e a formação permanente com docentes em uma escola privada a partir do trabalho com a língua portuguesa

Orientador

Claudia da Silva Santana

Autor

Graziella Camacho Mazzucatto Valério

Palavra chave

Coordenação pedagógica. Formação permanente. Formação centrada na escola. Ensino da língua portuguesa. Ensino fundamental.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

17/02/2022

Nº Downloads

135

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é compreender as possibilidades de atuação da coordenação pedagógica na formação permanente centrada na escola junto ao coletivo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola privada. Para tanto, busquei fundamentação teórica na obra de Paulo Freire, com ênfase em suas contribuições sobre a pesquisa, a reflexão crítica sobre a prática, o diálogo e a coerência no contexto educacional. Recorro aos estudos de Canário e Imbernón para discorrer sobre a formação permanente na escola e a participação da equipe docente na elaboração de um projeto formativo que seja significativo, a partir de situações problemáticas da sala de aula. Autores como Placco, Almeida, Bruno, Cunha e Weisz me auxiliam a entender o papel da coordenação pedagógica no processo de formação permanente centrada na escola, além de identificar algumas dificuldades e discutir o potencial formativo do trabalho colaborativo. Trago também as considerações de Geraldi e, novamente, Freire, sobre uma concepção de linguagem como interação no ensino da língua portuguesa. A abordagem metodológica empreendida neste trabalho foi a pesquisa-ação e as obras de André, Fortunato e Szymanski auxiliaram a compreendê-la. Essa investigação ocorreu no contexto escolar junto a quatro professoras de 3º a 5º ano com foco no trabalho com a língua portuguesa em meio às adversidades provenientes da pandemia de Covid-19. A partir dos instrumentos utilizados, três dimensões de análise foram definidas: As pedagogas e o trabalho com a língua portuguesa; A formação docente centrada na escola; O papel da coordenação pedagógica em processos formativos docentes. Após esse estudo, foi possível reafirmar a potência do trabalho coletivo a partir do chão da escola e seu impacto no desenvolvimento profissional docente de todos os envolvidos

Abstract

The main objective of this research is to understand the possibilities of acting of the pedagogical coordination in the permanent formation centered on the school together with the collective of teachers of the initial grades of the Elementary School in a private school. Therefore, I sought theoretical foundation in Paulo Freire's work, with emphasis on his contributions to research, critical reflection on practice, dialogue and coherence in the educational context. I use the studies of Canário and Imbernón to discuss ongoing training at school and the participation of the teaching team in the elaboration of a training project that is meaningful, based on problematic situations in the classroom. Authors such as Placco, Almeida, Bruno, Cunha and Weisz help me understand the role of pedagogical coordination in the continuing education process centered on the school, in addition to identifying some difficulties and discussing the training potential of collaborative work. I also bring the considerations of Geraldi and, again, Freire, about a conception of language as interaction in the teaching of the Portuguese language. The methodological approach taken in this work was action research and the investigation took place in the school context with four teachers from 3rd to 5th grade with a focus on working with the Portuguese language amidst the adversities arising from the COVID-19 pandemic. From the instruments used, three dimensions of analysis were defined: The pedagogues and the work with the Portuguese language; School-centered teacher training; The role of pedagogical coordination in teacher training processes. After this study, it was possible to reaffirm the potency of collective work from the school floor and its impact on the professional development of teachers for everyone involved