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Título

Lazer, saúde e educação: construção de histórias em quadrinhos em aulas de educação física

Orientador

Cinthia Lopes da Silva

Autor

Rosiane Pillon

Palavra chave

Atividades de lazer. Saúde. Educação. Educação física e treinamento. História em quadrinhos.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

23/02/2022

Nº Downloads

184

Resumo

De acordo com a tradição e história da Educação Física escolar esta disciplina escolar tem se caracterizado como uma forma de imposição de ordem e controle aos estudantes por meio do corpo. Tradicionalmente, como podemos ver a título de exemplo nos anos iniciais do século XX, o objetivo das aulas era de uma educação eugenista, higienista e militarista, a fim de preparar as crianças para serem mão de obra futura e sujeitos fortes e saudáveis. Só a partir dos anos 1990, com a intensificação do debate acadêmico na área, a Educação Física passa a ter o status de uma área de conhecimento, não apenas voltada para o ensino de gestos técnicos específicos, característicos dos esportes voltados ao rendimento, ou aulas direcionadas às melhoras físicas e biológicas, mas direcionada a viabilizar aos alunos o acesso ao conhecimento da cultura corporal, que preferimos denominar cultura corporal de movimento, considerando a subjetividade dos mesmos. Este e outros problemas como a questão da repetição de conteúdos, a organização curricular, e a formação de professores, são os motivos pelos quais muitos alunos não participam efetivamente das aulas de Educação Física escolar ou não gostam das mesmas. Este trabalho tem como objetivo incluir, nas aulas de Educação Física, elementos do lazer e a discussão sobre a saúde a partir do uso da tecnologia e da linguagem das histórias em quadrinhos para que as mesmas se tornem efetivas e mais interessantes aos alunos. Para isso, descrevemos uma experiência pedagógica com o intuito de ressignificar a tradição das aulas, propondo aos alunos a construção de histórias em quadrinhos a partir de um aplicativo e realizamos a análise das imagens produzidas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e de tipo participante, contendo revisão bibliográfica e pesquisa de campo junto a alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Piracicaba-SP. Utilizamos como técnicas de pesquisa o diário de campo, a análise imagética, a análise dos questionários e a análise das entrevistas semiestruturadas. A dissertação segue no formato de multipaper, contendo três artigos. A discussão resultou em uma educação para o lazer e para a saúde. As histórias em quadrinhos produzidas pelos participantes da pesquisa são meios pelos quais os alunos podem expressar suas emoções. Os alunos aprenderam novos jogos, novos esportes e novas atividades, além disso, a pesquisa proporcionou uma diversidade de conteúdos que os mesmos poderão usufruir em suas vidas, em seu tempo livre e disponível. Os alunos fizeram uma relação positiva com o uso do aplicativo. Conclui-se que a inclusão dos temas como os conteúdos do lazer e as práticas corporais, quando trabalhadas por meio das HQ, podem tornar as aulas de Educação Física mais interessantes e viabilizam aos alunos a construção de conhecimentos contribuindo para que eles desenvolvam uma visão crítica diante das influências de seu meio social, podendo aprender sobre o cuidado com si mesmo e com seu corpo. Além disso, as aulas ministradas na experiência pedagógica subvertem a questão da ordem e controle historicamente presentes na Educação Física, ressignificando sua tradição. As aulas serviram também para se fazer um diagnóstico do que trabalhar nos próximos anos com os alunos participantes da investigação.

Abstract

According to the tradition and history of Physical Education, this school subject has been characterized as a way of imposing order and control on students through the body. Traditionally, as we can see by way of example in the early years of the 20th century, the objective of the classes was a eugenics, hygienist and militarist education, in order to prepare children to be part of the future workforce thus making them stronger and healthier individuals. Only from the 1990s onwards, with the intensification of the academic debate in the field, did Physical Education acquire the status of a field of knowledge, not only focused on the teaching of specific technical gestures, characteristics of performance-oriented sports, or classes aimed at physical and biological improvements, but also aimed at providing students with access to knowledge of the body culture of movement, which we prefer to call bodily culture of movement, considering their subjectivity. Issues such as the repetition of content, curricular organization, and teacher training, are the reasons why many students do not effectively participate in Physical Education classes or do not like them. This work aims to include, in Physical Education classes, elements of leisure and the discussion about health from the use of technology and the language of the comic books, so that they become effective and more interesting to students. Therefore, we describe a pedagogical experience with the aim of reframing the tradition of classes, proposing to students the construction of comics from an application and carrying out the analysis of the images produced. This is an investigation of qualitative nature and participant type, containing bibliographic review and field research with eighth graders of a public Elementary School in the city of Piracicaba-SP. The research techniques used were the field diary, the imagery analysis, the analysis of the questionnaires and the analysis of the semi-structured interviews. The dissertation follows in the multipaper format, containing three articles - one that has been already published, one that has been submitted, one awaiting publication and the third to be submitted. The comics were built by the students using the Flaras application. The discussion resulted in education for leisure and health. The comic strips produced by the research participants are means by which students can express their emotions. The students learned new games, new sports and new activities. In addition to that, the research provided a diversity of contente that they will be able to enjoy in their lives outside the school context, in their free and available time. Students had a positive relationship by using the app. It has been concluded that the inclusion of topics such as leisure content and body practices, when worked out through comics, can make Physical Education classes more interesting and enable students to build knowledge, helping them to develop a critical view when facing the influences of their social environment, being able to learn about caring for themselves and their bodies. Moreover, the classes taught in the pedagogical experience subvert the question of order and control historically present in Physical Education, giving new meaning to its tradition. The classes also served as a diagnosis of what content to work in the coming years with the students who took part in the investigation.