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Título

A utilização dos benefícios percebidos na compra por impulso no ambiente on-line por meio de um modelo de análise de dados

Orientador

Thel Augusto Monteiro

Autor

Larissa Maruiti

Palavra chave

Marketing. Compras on-line. Compras por impulso. Dissonância cognitiva.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/06/2022

Nº Downloads

192

Resumo

Estudos na área de marketing revelam que as compras on-line acontecem com mais frequência à medida que os compradores iniciam essa experiência e recebem os seus pedidos. A operação de compra ou venda on-line possibilita que o consumidor ou o comprador pesquise, escolha e compre o produto a qualquer hora e em qualquer local, basta ter em mãos o dispositivo adequado para essa operação e o sinal da internet. São muitas opções, preços, prazos para pagamentos e outras facilidades, que se tornam grandes atrativos para quem gosta de comprar on-line, principalmente para aquelas pessoas que compram por impulso. Nesse contexto de compras on-line, existe um intervalo de tempo entre a compra e a entrega do produto, e esperar o produto chegar é um fato inevitável para o comprador. Será que esses compradores on-line vivenciam algum sentimento enquanto esse produto não chega? Esse é o objetivo do presente estudo, identificar a relação dos benefícios percebidos em detrimento do sentimento já vivenciado no estado de Dissonância Cognitiva quando acontece a compra por impulso. Este estudo, de caráter exploratório, apresenta as seguintes fases: qualitativa, que envolveu o levantamento bibliográfico; e a quantitativa, com análise estatística e teste exato de Fischer. A amostra foi por conveniência e uma Survey foi aplicada em 109 pessoas que fazem ou já fizeram compras on-line. O questionário on-line teve, em sua maior parte, perguntas de escala Likert de 5 pontos, e, para a análise destes resultados, foi utilizado o cálculo de Ranking Médio (RM). Os testes estatísticos foram feitos com o auxílio do software SPSS. Os resultados revelaram que os benefícios percebidos, quando vistos como vantajoso por parte dos consumidores que compram pela internet, tendem a não apresentar o estado de Dissonância Cognitiva. Porém, quando uma compra por impulso ocorre somente para não se perder a oportunidade de comprar o produto por estar abaixo do preço, os resultados apontaram um sentimento de inquietação. A principal contribuição teórica para este estudo foi a abordagem da Dissonância Cognitiva junto às compras on-line por impulso, temas distintos e escassos em trabalhos científicos, possibilitando trazer novos achados e conteúdos que venham a somar no desenvolvimento de novas pesquisas, enriquecendo assim o arcabouço teórico referente ao tema.

Abstract

Studies in the field of marketing reveal that online shopping happens more often as shoppers begin this experience and receive their orders. The online purchase or sale operation makes it possible for the consumer or buyer to search, choose and buy the product at any time of the day, place, place, just by having the appropriate device for this operation and the internet signal in hand. There are many options, prices, payment terms, among others that become an attraction for those who like to buy online, especially for those people who buy on impulse. In this context of online shopping there is a time between the purchase and delivery of the product, and waiting for this product to arrive is an inevitable fact on the part of the buyer. Will these online shoppers experience any feelings until this product arrives? This is the objective of the present study, to identify the relationship of perceived benefits to the detriment of the feeling already experienced in the state of Cognitive Dissonance when impulse buying occurs. This exploratory study has the following phases: qualitative, which involved a bibliographic survey; and the quantitative, with statistical analysis and Fisher's exact test. The sample was for convenience and a Survey was applied to 109 people who make or have made online purchases. The online questionnaire had mostly 5-point Likert scale questions that, for the analysis of these results, the calculation of the Average Ranking (RM) was used. Statistical tests were performed using SPSS software. The results revealed that the perceived benefits when seen as advantageous by consumers who buy over the internet tend not to occur in the state of Cognitive Dissonance. However, when an impulse purchase occurs only to not miss the opportunity to buy the product because the price is low, the results showed a feeling of unease. The main theoretical contribution to this study was the approach of Cognitive Dissonance with online impulse purchases, different topics and scarce scientific work, making it possible to bring new findings and content that will add to the development of new research and thus, enrich the theoretical framework referring to to the subject of this study.