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Título

O trabalho docente e a produção de videoaulas na educação a distância

Orientador

Tânia Barbosa Martins

Autor

Danielle Katherine da Silva Moura

Palavra chave

Educação a distância. Trabalho docente. Tecnologias de informação e comunicação. Videoaula.

Grupo CNPQ


Programa

MS - DIREITO (PPGD)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

05/08/2019

Nº Downloads

135

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o trabalho docente na educação a distância (EaD), considerando o processo de produção de videoaulas, especificamente, os dilemas, desafios e perspectivas em relação ao processo pedagógico, com o uso da videoaula. O trabalho do docente tem sido ressignificado, sobretudo a partir da década de 2000, com o incentivo de políticas públicas de expansão da educação a distância, que tem como centralidade as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo pedagógico. As TICs, que são basilares na EaD, contribuem com a construção de um novo paradigma. Novas atribuições foram incorporadas ao trabalho docente por meio das tecnologias na educação a distância, tais como a familiarização com as câmeras e o desenvolvimento de aulas com o suporte das videoaulas. Daí que se torna crucial entender as dificuldades e os desafios que afetam o trabalho do professor com o uso desse recurso. A pesquisa considerou os estudos sobre as políticas públicas de incentivo à expansão da EaD, os estudos que tratam do atual contexto político e econômico e das relações com as mudanças na identidade das instituições de ensino superior. Destacam-se ainda as pesquisas que tratam da utilização das tecnologias na sociedade contemporânea e na educação. A metodologia desta pesquisa inclui entrevistas semiestruturadas gravadas com seis docentes e dois técnicos audiovisuais que participam das captações de videoaulas em uma instituição de Ensino Superior confessional, com oferta de cursos EaD. A partir do objeto de estudo, foi elaborado um roteiro de entrevistas que incluiu questões relacionadas à formação dos professores para utilização dos recursos tecnológicos, os desafios para a preparação de videoaulas, estratégias utilizadas pelos docentes relativas ao trabalho com áudio e vídeo, a autonomia no processo, dentre outros. As análises indicam que os primeiros docentes que participaram do processo de gravação das aulas tiveram dificuldade de adaptação com as câmeras. O desconforto atingiu os docentes, inclusive, gerando indisposição e mal-estar. Entretanto, observou-se que a maior dificuldade apresentada no processo de gravação de videoaulas se refere a organização e administração do tempo da aula captada em estúdio. A partir dos apontamentos apresentados, nota-se que os docentes estão tendo que se adaptar à modalidade por uma necessidade, uma vez que a educação a distância cresce em ritmo acelerado

Abstract

This research aims to analyze the teaching work in distance education (DE), considering the process of production of video classes, specifically the dilemmas, challenges and perspectives in relation to the pedagogical process, with the use of video classes. The teacher's work has been resignified, especially since the 2000s, with the encouragement of public policies for the expansion of distance education, which is centered on Information and Communication Technologies (ICTs) in the pedagogical process. ICTs, which are fundamental to DE, contribute to the construction of a new paradigm. New assignments have been incorporated into teaching work through technologies in distance education, such as familiarization with cameras and the development of classes with the support of video classes. Hence it is crucial to understand the difficulties and challenges that affect the teacher's work with the use of this resource. We highlight the need to consider public policies to encourage the expansion of distance education and studies that address the current political and economic context and the relationships with changes in the identity of educational institutions. higher education, as pointed. Also noteworthy are the research that deals with the use of technologies in contemporary society and education. The methodology of this research includes recorded semi-structured interviews with six teachers and two audiovisual technicians who participate in the capture of video classes in a confessional higher education institution, with the offer of distance education courses. From the object of study, a script of interviews was elaborated that considered the questions related to the teachers' formation to use the technological resources, the challenges for the preparation of video classes, strategies used by the teachers related to the work with audio and video, the autonomy in the process, among others. Analyzes indicate that the first teachers who participated in the class recording process had a lot of difficulty adapting with the cameras, since all had experiences only in classroom teaching. The discomfort hit most of the teachers, which eventually led to malaise and discomfort. However, the teachers' interview interviewed pointed out that the biggest difficulty presented in the process of recording video classes refers to the organization and administration of the time taken in the studio. From the notes presented, it is noted that teachers are having to adapt to the modality for a need, since distance education grows at a rapid pace.