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Título

COMERCIO ELETRÔNICO B2B: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE ADOÇÃO NOS PROCESSOS DE COMPRAS PELAS PADARIAS

Orientador

EDUARDO EUGÊNIO SPERS

Autor

VANESSA HELENA STEFANUTTI

Palavra chave

COMÉRCIO ELETRÔNICO; B2B; E-PROCUREMENT; VAREJO; PADARIA.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

31/01/2007

Nº Downloads

1980

Resumo

O contexto do mundo virtual tem alterado os relacionamentos entre pessoas e empresas, afetando os diversos setores de atividade, inclusive o varejo de alimentos. O Portal da Padaria” é um mercado eletrônico onde compradores e vendedores do setor de panificação do Estado de São Paulo podem efetuar transações comerciais virtualmente. É possível que essas mudanças estejam gerando receio para aquelas pessoas ou setores econômicos mais tradicionais como as padarias, ou o acesso à tecnologia seja insuficiente, ou ainda que exista falta de estrutura física e comportamental. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender os fatores que afetam a intenção dos varejistas do setor de padarias na adoção de mecanismos de e-procurement em seu negócio. Para isso, a pesquisa procurou verificar algumas proposições baseadas em variáveis relacionadas ao perfil do comprador, como o grau de uso da Internet, a percepção de risco e a estrutura e conduta da padaria. A metodologia de estudo utilizada foi de pesquisa descritiva qualitativa. Com auxilio de um questionário aplicou-se entrevista pessoal a 25 padarias localizadas no Município de Piracicaba. Comparando-se os entrevistados que adotariam e os que não adotariam o e-procurement, encontraram-se diferenças na probabilidade de adoção na maioria das variáveis relacionadas ao perfil do consumidor, ao grau de uso da Internet e à percepção de risco. Isso significa que as proposições do estudo foram consideradas verdadeiras e as variáveis selecionadas afetam o grau de adoção de compras virtuais. Contudo, mesmo apresentando diferenças entre os grupos estudados, os resultados indicaram que a percepção de risco ainda é alta para todos. Quanto à estrutura e à conduta das padarias, a probabilidade de afetar a decisão de adoção foi considerada fraca, sendo a maioria das proposições falsas, com exceção do nível de informatização administrativa, do tipo de leitura e da fonte de informações. Palavras-chave: Comércio Eletrônico; B2B; e-procurement; Varejo; Padaria.

Abstract

The virtual world has been changing the relationship between people and companies, affecting the diverse sectors of activity, including food retail. The “Portal da Padaria” is a website that allows buyers and suppliers of the bakery segment located in São Paulo State to make commercial transactions virtually. This changed concept may create some suspicion and fear for the traditional people and economic sectors, as well as the bakeries, or the technology access and physical access are not good enough to support such improvements. The main reason of this study is to better understand the factors that could affect the e-procurement adoption intention in the bakery business. The research was conducted by analyzing propositions based on consumer skill, Internet use, risk perception and the structure and conduct of the bakery. The methodology applied was a qualitative descriptive research. A questionnaire was used in a personal interview with 25 bakeries located in Piracicaba. Comparison results by those who answered that would adopt and those who would not adopt the e-procurement system, found some differences by both groups in the adoption probability involving the majority of the variables related to consumer skill, Internet use and risk perception. This means that the analyzed propositions were considered true and the selected variables affected the e-procurement adoption indicator. Even though, there were differences between the studied groups, the final result indicates that the risk perception is still high for both. Regarding the bakery structure and conduct, the adoption probability was considered low because the majority of the propositions were false, with the exception of the level of technology implementation and kind of reading and kind of reading and information supply. Key words: E-commerce; B2B; e-procurement; Retail; Baker.