Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR: O PAPEL DA ESCOLA, A SALA DE AULA E AS POSSIBILIDADES DE CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR

Orientador

ANNA MARIA LUNARDI PADILHA

Autor

ROSANGELA CRISTIANI LORENZI KIILL

Palavra chave

EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR: O PAPEL DA ESCOLA, A SALA DE AULA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

28/02/2007

Nº Downloads

1034

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as condições de produção de práticas pedagógicas, através da observação, análise e reflexão sobre o papel constitutivo da formação de uma professora, de seu efetivo trabalho pedagógico e do aprendizado dos alunos. Tem por objeto de estudo a prática pedagógica e a formação de uma professora de primeira série que se deu e se dá no interior das dinâmicas estabelecidas no universo escolar. Apresenta uma discussão política e social das questões que dizem respeito à exclusão e inclusão social e escolar, o papel da escola, a sala de aula como espaço privilegiado do ensinar e do aprender, as condições de produção do trabalho pedagógico e as possibilidades de constituição do ser professor, numa perspectiva que estuda as relações concretas da vida social e que pretende mostrar aos leitores o compromisso que cada um de nós, 'indivíduos singulares', temos na transformação dessa sociedade, marcada pela exclusão social. Esta pesquisa constitui uma reflexão crítica, com vistas a contribuir tanto para a minha prática profissional como para a de outros professores e educadores que realizam o trabalho com a educação.

Abstract

Analysing the conditions of pedagogical practice production is the purpose of this research, through observation, analysis and reflection on a constitutive role in a teacher's skills development, and her current pedagogical role and her students' learning. It has also as an aim of studying the pedagogical practice and a teacher's skills development into teaching a first grade class, which lies on the core of the dynamics established in the school environment. It presents a political and social discussion on the subjects concerning to social and school inclusion and exclusion, the school's role, the classroom designed as a major environment for learning and teaching, the conditions of pedagogical practice production and the teachers' opportunity to be constituted into a perspective which analyses solid social relationships and which intends to show its readers the commitment each of us has, being defined as "singular individuals", becoming so the society change, being stood out by the social exclusion. This research has been carried out as a critical thinking, relying on the role of contribution either to my professional practice or to other teachers' and educators who have been developing a great deal of work with Education.