Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA/SP NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E LIMITES DE ATUAÇÃO

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

SANDRA HELENA PERINA

Palavra chave

SUPERVISÃO DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIRACICABA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/02/2007

Nº Downloads

3286

Resumo

Esta pesquisa foi realizada junto à rede de ensino municipal de Piracicaba, com o objetivo de investigar, a partir do meu próprio percurso e experiência como educadora e supervisora nesta rede, o papel do supervisor, as possibilidades e os limites de sua ação na formação continuada de professores. A revisitação dos textos sobre a supervisão no Brasil traz os diferentes momentos de sua história. Apesar de o supervisor ora assumir a fiscalização, ora as questões pedagógicas com envolvimento em processos formativos, a história se encarregou de mostrar que o supervisor fiscalizador/controlador tem maior atuação. Hoje temos um movimento em que também os supervisores assumem o papel de formadores, porém ainda com pouca representatividade. É possível verificar também que a supervisão sempre esteve à mercê dos grupos políticos que assumem o poder a cada quatro anos. Assumindo uma perspectiva anunciativo-discursiva, tomo como fundamento teórico-metodológico estudos de Mikhail Bakhtin e foco enunciações e discursos produzidos pelos sujeitos envolvidos no contexto da supervisão escola e outros profissionais ligados ao ensino: professores, uma diretora e uma coordenadora, em dois cenários distintos, a saber: a) um com os participantes da trajetória histórica da supervisão escolar no município de Piracicaba, baseando-me numa narrativa de minha própria experiência como uma das protagonistas na história de Secretaria Municipal nos últimos vinte e nove anos, utilizando também documentos oficiais, legislação, entrevistas informais com profissionais que já se aposentaram e na ativa, e b) o outro, com os profissionais envolvidos em um grupo de estudos na área do ensino da Matemática, cujos encontros foram audiogravados e transcritos. Das transcrições, foram recortados e analisados alguns episódios interlocutivos. Essas significações e sentidos, frutos da análise, vão nos mostrar as possibilidades e os limites da atuação do supervisor na formação continuada de professores, apontando talvez para novos estudos com prováveis definições do papel e do lugar ocupado por esse profissional da educação na SME e nas escolas.

Abstract

The objective of this research is to investigate the role of the supervisor, the possibilities and the limits of his/her actions in teacher’s continuing education, through my own experience as an educator and supervisor in the city public school system of Piracicaba. The review of the literature about supervision in Brazil shows different moments in its history. Although the supervisor is at times in charge of fiscalization, and at times in charge of pedagogical issues, being involved in formative processes, history shows that the supervisor as a fiscalization/control agent is a role more often taken. Current trends indicate a movement in which supervisors are also educators, although they have lesser consideration. It is also possible to consider that supervision has always been under the control of political groups which are empowered every four years. In a enuntiative-discursive perspective, supported by Mikhail Bakhtin’s theoretical-methodological fundaments, I will focus on enunciations and discourses produced by the subjects involved in the school supervision context and other professionals related to the school system: teachers, a principal and a coordinator in two different scenarios: a) one with the participants in the historical development of supervision in the city of Piracicaba, in which I will report my own experience as one of the main actors in the history of the city’s Education Department over the last twenty-nine years, using official documents, the law, informal interviews with active and retired professionals, and b) the other with professionals involved in a study group of Mathematics teaching, whose meetings were recorded and transcribed. From the transcriptions, interlocutive episodes were cut and analyzed. The meanings and senses resulting from the analysis will show the possibilities and limits of the action of the supervisor in teachers’ continuing education, indicating the need for new studies with definitions of the role and position taken by this education professional in the city public school system and in schools.