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Título

A REFORMA EDUCACIONAL PAULISTA ENTRE 1995-2000 E O TRABALHO DOCENTE

Orientador

RAQUEL PEREIRA CHAINHO GANDINI

Autor

ELIAS ENRIQUE MOREIRA

Palavra chave

POLÍTICA, ESTADO, ESTADO MODERNO, BUROCRACIA, DOMINAÇÃO, LEGISLAÇÃO E TRABALHO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/02/2007

Nº Downloads

3999

Resumo

O tema do presente estudo é a política educacional paulista entre os anos de 1995-2000, mais precisamente o processo de implantação das principais diretrizes educacionais e suas implicações para o trabalho docente entre 1995-2000. A revolução na produtividade dos recursos públicos, a reforma e racionalização da estrutura administrativa e mudanças nos padrões de gestão foram as diretrizes principais da política educacional paulista que deveriam culminar na melhoria da qualidade do ensino e na revisão do papel do Estado na prestação dos serviços educacionais. Dentre as diversas alterações que essa reforma produziu, destacam-se as que se referem à duração e intensidade da jornada de trabalho, salários, tempo de trabalho e tempo livre no ensino fundamental e médio. O objetivo da pesquisa foi estudar as implicações da reforma educacional paulista entre 1995-2000 para o trabalho docente e apontar suas conexões com as condições de trabalho. Conforme nossa hipótese foram observadas contradições entre os objetivos estabelecidos, as alterações promovidas e os resultados obtidos pela SEE-SP para o trabalho concreto docente. Um dos componentes fundamentais dessas contradições foram os conflitos entre as formas de funcionamento da burocracia de planejamento da SEE-SP e as necessidades dos docentes responsáveis pela execução do trabalho pedagógico. As principais categorias que nos serviram de orientação para análise foram as seguintes: Política, Estado, Estado moderno, burocracia, dominação, legislação e trabalho docente..

Abstract

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