Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM PEQUENAS EMPRESAS COM BASE NA CULTURA CORPORATIVA E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Orientador

ROSANGELA MARIA VANALLE

Autor

ANDERSON SONCINI PELISSARI

Palavra chave

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, PEQUENA EMPRESA, CULTURA CORPORATIVA, COMPETÊNCIAS GERE

Grupo CNPQ


Programa

DR - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

29/03/2007

Nº Downloads

75499

Resumo

O atual cenário globalizado colocou as pequenas empresas brasileiras sob pressão de novas forças competitivas. O grande desafio dos administradores das pequenas empresas é o de buscar a sensibilidade no mercado para sua empresa, a inovação e a tecnologia do produto e sua adequação a novos modelos de gestão. Este contexto ressalta a necessidade das pequenas empresas formularem estratégias empresariais para o alcance de seus objetivos. Assim, o presente estudo, que teve como objetivo central delinear um modelo de formulação de estratégias empresariais no âmbito das pequenas empresas, tendo como contorno a cultura corporativa e as competências gerenciais, visando aliar a teoria à prática destas organizações. A metodologia adotada para desenvolvimento da tese é a pesquisa descritiva qualitativa, instrumentalizada pela pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Para efeito de obtenção de dados, optou-se pela amostra não-probalística intencional, constituída de três (03) pequenas empresas industriais de confecções da região da Grande Vitória-ES. E o instrumento de coleta foi a entrevista e a pesquisa documental. No presente estudo, delineou-se que a estratégia empresarial na pequena empresa é resultante da interação entre a cultura corporativa e as competências gerenciais, sob as influências das forças externas à empresa. Dessa forma, o modelo de formulação estratégica proposto, compreende as seguintes etapas: 1) monitoramento do ambiente externo e interno, 2) definição da cultura e objetivos corporativos, 3) criar uma visão geral do produto, mercado e clientes potenciais e 4). Alinhamento estratégico.

Abstract

The actual global scenery places the Brazilian small business under the pressure of new competitive forces. The big challenge for their managers is to determine the market’s sensibility, the innovation and the technology of the product, as well as their adaptation to new management models. This context brings about the small business necessity to formulate enterprise strategies to reach their goals. As a result of this demand, the present work, which primary aim was the design of a model for enterprise strategies for small business, has its line in corporative culture and management performance, combining the practical and theoretical knowledge of these organizations. The methodology adopted for development of the thesis is the qualitative descriptive research, for the bibliographical research and study of case. In order to collect data information, a non-probabilistic intentional sample constituted of three small clothes industry was considered of the region of Great Victory. E the collection instrument was the interview and the documentary research. In the present study, it was delineated that the enterprise strategy in the small company is resultant of the interaction between the corporative culture and the management abilities, under the influences of the external forces to the company. In this way, the proposed strategic model encloses the following steps: 1) internal and external environment monitoring, 2) mission definition and corporative aims, 3) the creation of a general vision of the market, the product and the potential clients and 4) strategic alignment.